Leoni e Jaqueline percorreram os roteiros e conversaram com os empreendedores. | Crédito: Fotos: Lisandra Faccin
A Rota Germânica, de Boa Vista, e o Roteiro Caminhos da Imigração, de Rio Pardinho, estão no radar da Secretaria Municipal de Turismo. Ao longo da semana, a titular da pasta, Jaqueline Marques de Souza, e a presidente da Associação Pró-Turismo de Santa Cruz do Sul (Aprotur), Leoni Cristina Kessler Vila, percorreram os dois roteiros para ver de perto a situação dos empreendimentos em atividade. Em cada parada, conversaram com os proprietários, ouviram deles as necessidades e os desafios de empreender no meio rural e avaliaram aspectos como acessos para visitantes e existência de sinalização adequada e de placas informativas.
A ideia, como explicou Jaqueline, é trabalhar para dar mais visibilidade aos roteiros. Na avaliação da secretária, eles são patrimônios culturais e turísticos de extrema importância para Santa Cruz do Sul.
“Vamos identificar pontos que podem ser melhorados para oferecer uma experiência mais agradável e segura aos visitantes. Esses caminhos são um testemunho da rica cultura germânica que permeia nossa região, e acredito que eles têm um grande potencial para atrair turistas interessados em história, cultura e gastronomia”, salienta.
LEIA TAMBÉM: Old School Day chega à quarta edição com atrações para todos
Publicidade
Segundo ela, se bem estruturado e valorizado, o turismo no interior pode vir a ser um importante vetor de desenvolvimento econômico para a região, gerando empregos e renda. “Por isso, é fundamental que continuemos a trabalhar juntos para preservar e promover esses patrimônios. Vamos continuar a melhorar a infraestrutura, a sinalização e os serviços oferecidos aos visitante, para que eles possam ter uma experiência única e inesquecível ao percorrer a Rota Germânica e os Caminhos da Imigração”, acrescentou.
O primeiro ponto de parada no Roteiro Caminhos da Imigração foi a Rua José Germano Frantz, local de chegada dos primeiros imigrantes alemães. Em seguida, foi visitada a antiga cooperativa, que abriga atualmente a subprefeitura de Linha Santa Cruz. O prédio está sendo revitalizado. A Prefeitura também pretende implantar no local um espaço para a agricultura familiar e para os artesãos.
Outros pontos visitados foram a Escola Estadual Professor Affonso Pedro Rabuske, fundada em 1853; a Paróquia Santos Mártires das Missões; a Cruz dos Assmann; o Salão Frantz; o Cemitério Evangélico de Alto Linha Santa Cruz; a Igreja Evangélica de Linha Santa Cruz; os mirantes de Boa Vista e da Igrejinha Evangélica de Andrade Neves; o Sítio 7 Águas; o lugar onde foi celebrada a primeira missa e a Pousada Camponesa.
Publicidade
Já na Rota Germânica de Rio Pardinho, o roteiro de visitas incluiu, entre outros pontos turísticos, o Mosteiro da Santíssima Trindade, em Linha Travessa; a Igreja Imigrante, a primeira do Rio Grande do Sul a ter uma torre; e também o Sítio Thomas Ecke, fortemente atingido pela tragédia climática de maio do ano passado. O empreendimento precisou passar por diversas intervenções.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.