Agronegócio

Secretário de Desenvolvimento Rural representará o governo do Estado na COP-10

O governo do Estado participa da 10ª Conferência das Partes (COP-10) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), que será realizada na Cidade no Panamá a partir desta segunda-feira, 5. O evento é promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e vai até sábado, 10. O titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Ronaldo Santini, será o representante do Rio Grande do Sul.

O tabaco é importante para a economia do Estado, pois é o segundo produto mais exportado, atrás apenas da soja, tendo atingido, em 2023, US$ 2,4 bilhões em negócios, um aumento de 10,9% em comparação com 2022. Além disso, a maior parte das exportações de tabaco (80%) da Região Sul do país saem do Porto do Rio Grande.

LEIA MAIS:

Publicidade

O tabaco ocupa o topo do ranking de culturas da agricultura familiar, com 65 mil produtores envolvidos na atividade, uma produção de 300 toneladas e receita de R$ 4,6 bilhões na safra 2022/23. Na área industrial, o tabaco responde por cerca de 25 mil empregos.  

O secretário Ronaldo Santini destacou a importância da cadeia produtiva do tabaco para a economia e para os trabalhadores rurais do Rio Grande do Sul e explicou o objetivo da participação do Estado na conferência. “Nossa presença aqui na COP-10 busca garantir que os milhares de agricultores familiares que trabalham nessa cadeia produtiva não sejam prejudicados”.

OPINIÃO: Romar Beling: “E começa a cobertura da COP-10”

Publicidade

Após o encerramento dos trabalhos da COP-10, ocorre, também no Panamá, a 3ª Reunião das Partes do Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito de Produtos de Tabaco (MOP3).

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.