Foto: Clarissa Gomes
O secretário estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, Eduardo Loureiro, esteve em Santa Cruz do Sul na manhã dessa quinta-feira, 26, para uma reunião com o prefeito Sérgio Moraes e representantes da administração municipal. A visita teve como objetivo principal fortalecer a parceria entre o Estado e o município, especialmente no fomento a projetos culturais.
“Estou fazendo esta visita para potencializarmos projetos, ver a possibilidade de destinação de recursos, ou qualquer outro tema que seja importante para o município”, disse Loureiro, em sua fala inicial.
LEIA TAMBÉM: Projeto obriga escolas a comunicarem famílias sobre atividades e palestras
Publicidade
Durante sua manifestação, ele comentou ainda que tem conhecimento da importância do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) para o município. “O Enart é um dos primeiros projetos contemplados, pois sabemos da importância dele para o tradicionalismo gaúcho”, comentou. Fazendo alusão ao nome “Enart”, o prefeito recordou que essa denominação, na época, foi sugerida pela hoje subsecretária municipal de Cultura e Economia Criativa, Zoraia de Jesus Pereira.
O prefeito Sérgio Moraes aproveitou a ocasião para lembrar que o nome “Enart” foi sugerido, na época da criação do evento, por Zoraia de Jesus Pereira, atual subsecretária municipal de Cultura e Economia Criativa.
LEIA TAMBÉM: Nova gestão assume Colégio Dom Alberto a partir da próxima terça-feira
Publicidade
Outro ponto tratado na reunião foi o artesanato local. O secretário municipal de Cultura, Douglas Albers, ressaltou que mais de 1.100 artesãos estão cadastrados atualmente em Santa Cruz. Ele também anunciou uma novidade: o município sediará, em dezembro, o 1º Salão Gaúcho de Artesanato e Agricultura Familiar. Tradicionalmente realizado em Gramado, o evento chega pela primeira vez ao Vale do Rio Pardo.
O encontro contou ainda com a presença do vereador Andrei Barboza (PDT), que enalteceu a força cultural da cidade. “Santa Cruz é uma cidade multicultural e muito próspera. Além do Enart, temos eventos expressivos como a Fecars e a Oktoberfest. O apoio do Estado é essencial para que tudo isso continue crescendo”, afirmou. Ele também destacou a relevância do município no cenário esportivo, com destaque para o basquete e o futebol profissional.
Participaram ainda da reunião os secretários municipais de Habitação, Nilo Barboza, e de Fazenda, Bruno Faller.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.