ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Seis escritoras brasileiras que você não pode deixar de conhecer

ads3

Cecília Meireles foi um dos maiores nomes da história da literatura em terras tupiniquins

ads4

A história da literatura está marcada pela criatividade e inovação de inúmeras escritoras talentosas. No Brasil, assim como no restante do mundo, muitas delas nunca receberam o devido reconhecimento por ajudar a desenvolver a cultura de seu país e por inspirar outros talentos. Por isso, neste Mês da Mulher, decidimos ressaltar 7 nomes de brasileiras que marcaram e influenciaram gerações com suas obras.

LEIA TAMBÉM: Leia Mulheres realiza sarau poético com escritoras locais neste sábado

Cora Coralina

ads6 Advertising

Publicidade

Mesmo tendo estudado apenas quatro séries, Cora iniciou precocemente sua escrita e ainda na adolescência construía textos que ganhavam espaço no jornal de sua cidade e de outras cidades. Já na vida adulta, marcou a história da cultura do Brasil com textos de extrema qualidade. Foi premiada mais de uma vez, sendo um dos reconhecimentos de destaque o Prêmio Juca Pato da União Brasileira dos Escritores.

Julia Lopes de Almeida

Nascida em 1862, no Rio de Janeiro, a escritora foi fundamental no processo de criação da Academia Brasileira de Letras. Mesmo assim, não foi reconhecida como membro da ABL, perdendo seu assento para o marido, Filinto de Almeida.

ads7 Advertising

Publicidade

Rachel de Queiroz

Nascida na cidade de Fortaleza, no início do século XX, em 1910, Rachel de Queiroz, marcou a história da cultura brasileira ao ser a primeira mulher a entrar para a Acadêmia Brasileira de Letras em 1977.  

Entre os muitos papéis que assumiu ao longo de sua vida estiveram o de jornalista e tradutora. Na imprensa, estreou no jornal “O Ceará”. Já a sua primeira obra literária a ganhar destaque nacional foi o romance “O Quinze”. O texto aborda a constante luta dos nordestinos contra a seca.

ads8 Advertising

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Clube de leitura dá ênfase a obras escritas por mulheres

Cecília Meireles

Cecília Meireles foi um dos maiores nomes da história da literatura em terras tupiniquins. Multitarefas, além de escritora, atuou como jornalista e professora, defendendo a educação do país e ajudando a desenvolvê-la.  Nasceu no Rio de Janeiro, no começo do século passado, em 1901.

Entre os diversos poemas que criou e que encantaram o Brasil, estão as coletâneas:  “Espectros” (1919), “Romanceiro da Inconfidência” (1953), “Solombra” (1963) e “Viagem” (1937). 

Publicidade

Conceição Evaristo

Mais um exemplo da força das escritoras brasileiras que atuam nos mais diversos campos, Conceição Evaristo é um dos maiores nome do movimento pós-modernista brasileiro e teve uma carreira acadêmica de destaque, sendo, entre outras coisas, pesquisadora-docente.

Atuou nos gêneros de romance, ensaio, conto e poesia. Suas obras possuem um viés de cunho social e uma das mais conhecidas entre elas, Ponciá Vicêncio, foi traduzida e publicada nos Estados Unidos em 2007.

Eliane Brum

Eliane Brum nasceu em 1966, em Ijuí (RS). Por ser uma jornalista e documentarista, suas obras incorporam uma visão única e reflexiva sobre a realidade. 

Publicidade

Escrito em 2006, “A vida que ninguém vê” ganhou o Prêmio Jabuti de melhor livro de reportagem. Também é a autora de “Uma Duas” (2011), “O Olho da Rua” (2008), “A Menina Quebrada” (2014) e “Meus Desacontecimentos” (2014).

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta