Cerimônia de abertura da Semana da Pátria contou com a presença de autoridades
Em Santa Cruz do Sul, o mês de setembro começa marcado pelas comemorações alusivas à Semana da Pátria, que celebra no próximo domingo, 7, a Independência do Brasil. A programação já começou na manhã desta segunda-feira, 1º, quando foi realizada, na Praça da Bandeira, a abertura oficial das festividades. O momento contou com a transferência do fogo simbólico para a frente do Palacinho, onde a chama ficará acesa 24 horas por dia até o encerramento da semana.
À Rádio Gazeta FM 107,9, vice-prefeito Alex Knak descreveu a cerimônia como um momento especial, em que é renovado o sentimento de orgulho e de responsabilidade pelo Brasil. “Ser patriota é muito mais do que reverenciar símbolos. É também cultivar valores como respeito, solidariedade, justiça e compromisso com o bem comum”, reforça.
LEIA MAIS: Semana da Pátria destaca valores e futuro da nação em Santa Cruz; veja a programação
Publicidade
O fogo simbólico havia chegado a Santa Cruz no dia 18 de agosto, quando ficou sob guarda do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB). O comandante, tenente-coronel Orlando Mattos Sparta de Souza, destaca que a chegada da chama traduz os valores que são trazidos desde a Independência, em 1822. “A semana é voltada para esse patriotismo, essa busca por retomar os valores e relembrar aquilo que os outros fizeram no passado para que a gente possa manter o legado e continuar conseguindo que o Brasil permaneça livre, como sempre”, reforça.
Ele cita que o objetivo do fogo simbólico é “congregar os sentimentos patrióticos dos brasileiros, de todas as classes, difundindo a educação cívica, o amor à justiça e o culto ao patriotismo”. Junto à programação da Semana da Pátria, o público também poderá conferir na Praça da Bandeira uma demonstração das atividades do 7º BIB, com exposição de materiais e veículos blindados e uma torre de rapel.
LEIA MAIS: Fogo Simbólico da Pátria chega a Santa Cruz em cerimônia no 7º BIB
Publicidade
Neste ano, a programação da Semana da Pátria tem como tema “Juntos transformamos a nação” e homenageia o regente de corais Carmo José Gregory, que faleceu em Santa Cruz no mês de maio. Até o sábado, 6, as atividades, concentradas na Praça da Bandeira, incluem apresentações de escolas e grupos culturais, abertas ao público.
Já o ponto alto será o tradicional desfile cívico-militar, no domingo, 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, a partir das 9 horas. Neste ano, a novidade é que a atividade ocorrerá na Rua Marechal Floriano, seguindo da Rua Júlio de Castilhos até a Galvão Costa. É esperada a participação de cerca de 100 entidades, cada uma com 40 a 50 integrantes.
LEIA TAMBÉM: Setembro terá extremos de calor, frio e temporais; veja o que esperar do tempo
Publicidade
A Comissão Organizadora da Semana da Pátria de Santa Cruz de 2025 é formada pelas secretarias do município, 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), Corpo de Bombeiros, Comando Rodoviário de Santa Cruz do Sul, 23º Batalhão de Polícia Militar, Comando Regional de Polícia Ostensiva, Serviço Social do Comércio (Sesc), Grupos de Escoteiros, Colégios Mauá e Marista São Luís e 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB).
Colaborou Jaime Fredrich
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.