Seminário organizado pelo Senar debateu ações para alavancar esse segmento
Mais de 300 pessoas de todo o Estado, principalmente empreendores do Vale do Rio Pardo, participaram nessa terça-feira, 25, do 2º Seminário de Turismo Rural, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS). O evento na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) promoveu o debate e o compartilhamento de experiências, além da troca de informações sobre programas e políticas públicas para o setor.
Na abertura do evento, o diretor técnico do Senar-RS, Cláudio Rocha, enfatizou a necessidade de discussão e evolução do setor para torná-lo cada vez mais rentável. “Acreditamos que muitas alternativas existem para o desenvolvimento do agroturismo. Lamentavelmente, um setor pouco admitido e explorado no Estado, que é muito rico no seu interior e tem especificidades regionais diversificadas”, disse.
LEIA MAIS: Seminário de Agroecologia do Vale do Rio Pardo acontece nesta quarta
Publicidade
“Precisamos evoluir e identificar o que temos de melhor na região, para atuarmos na capacitação e organização desses negócios rurais e, a partir disso, termos roteiros atrativos que alimentem outras cadeias como cultura, educação, hospedagem e artesanato”, ressaltou.
A turismóloga e coordenadora de Regulação e Qualificação da Secretaria Estadual de Turismo, Sandreli Bandeira, abriu a programação de palestras. Ela falou sobre o cenário do turismo gaúcho e o futuro das políticas públicas do setor. Destacou também que no pós-pandemia surgiu um novo perfil de turista.
LEIA MAIS: Debates sobre o tabaco chegam ao fim nesta quarta em Genebra; veja o que foi dito
Publicidade
“Ele quer viver a experiência, não só ir lá tirar uma foto. Quer participar, ver o que o produtor faz, não ser apenas figurante, mas o protagonista da experiência.” Por isso, segundo ela, é preciso pensar em todos os atores que fazem o turismo. Ainda enfatizou a importância de pensar com os olhos do visitante. “A definição de turismo rural nada mais é do que cuidar da nossa história, abrir a porteira. Turismo é memória, é sotaque, é a mão do ator.”
Ao longo da tarde, diversos cases de empreendedores foram apresentados. Moradores de Vale do Sol, Encantado, Arroio do Meio e Venâncio Aires falaram sobre suas histórias e empreendimentos que já recebem visitantes.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE AGRONEGÓCIO
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.