Santa Cruz do Sul

Sérgio Moraes sanciona lei que torna provas campeiras patrimônio de Santa Cruz do Sul

O prefeito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes (PL), sancionou na última quinta-feira, 24, a lei nº 10.033, de 2025, que reconhece os treinamentos campeiros e suas respectivas provas oficiais como patrimônio cultural, histórico, esportivo e de lazer do município. A proposta havia sido apresentada na Câmara pelo vereador Andrei Barboza (PDT) e aprovada por unanimidade no início deste mês.

Conforme o texto, estão incluídas nessa classificação as práticas de tiro de laço, prova de rédeas, corrida do couro, gineteada, cavalgadas, estafeta, pealos, paleteada, aparte, doma de 21 dias, corrida da argola, campereada, credenciadoras e classificatórias ao Freio de Ouro (incluindo Bayard/Sarmento), marcha de resistência, movimento La Rienda, revisão coletiva e concentração de machos.

LEIA TAMBÉM: Veja como foram as comemorações do Dia do Colono e Motorista nos municípios da região

Publicidade

Dessa forma, os treinamentos e eventos oficiais promovidos por entidades e grupos tradicionalistas passam a contar com a proteção pública e reconhecimento cultural, histórico, esportivo e de lazer do Município. O poder público também poderá oferecer apoio institucional, logístico e financeiro. As atividades ainda terão direito a recursos do Executivo e Legislativo municipais, do governo estadual, do governo federal, de doações de empresas privadas, de emendas parlamentares, de pessoas físicas e de outras entidades públicas ou privadas.

Desde que assumiu o governo municipal, em janeiro, Sérgio Moraes tem reiterado o seu apoio ao setor tradicionalista. Em março, anunciou a destinação de R$ 210 mil a que cultuam a tradição gaúcha no município, por meio de emenda parlamentar intermediada pelo deputado federal Danrlei de Deus Hinterholz. Também foi aberto um edital público para que todas as entidades pudessem se habilitar ao recurso.

O prefeito defende, ainda, a revitalização do Parque de Eventos, espaço onde ocorre a maioria das provas do gênero. Além disso, a Prefeitura esteve como apoiadora de eventos de destaque nesse âmbito, como a Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars) – que em 2026 ocorrerá novamente em Santa Cruz – e o Rodeio Laço de Inverno, do CTG Rincão da Alegria, que levaram milhares de pessoas a acompanharem a programação.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.