Foto: Divulgação / Polícia Civil
O posto de identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP) para confecção de carteiras de identidade se mudará em breve. O serviço, que desde maio funciona de forma provisória na sede da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, no Parque da Oktoberfest, irá para uma sala alugada pelo Estado no Shopping Germânia, na Rua 7 de setembro, no centro de Santa Cruz do Sul.
A informação foi confirmada na noite da segunda-feira, 15, pela titular da 10ª Coordenadoria Regional de Perícias (10ª CRP), Mariana Carretta. Ela falou da mudança em entrevista à Gazeta do Sul após palestra no simpósio Patologia forense – Cena do crime até o IML, realizado na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Publicidade
Mariana disse que a nova sala já começou a ser preparada e será inaugurada em outubro ou novembro. “Ainda resta finalizar a instalação da rede de internet e demais detalhes do novo espaço. Com a mudança, o objetivo será melhorar a acessibilidade para o público.” Ela ainda confirmou que o novo posto vai continuar confeccionando apenas as carteiras de identidade.
Além da mudança do serviço, o Estado anunciou novos equipamentos para qualificar o trabalho do IGP na elucidação de crimes na área da 10ª CRP, composta por 57 municípios nos Vales do Rio Pardo e Taquari. “Neste ano recebemos novas câmaras fotográficas, drones com câmeras termais para detectar temperatura corporal e o CSI Pró 2, equipamento de última geração para coletar impressões digitais para identificação criminal”, frisou.
LEIA TAMBÉM: Região definirá a cédula de votação da Consulta Popular na próxima sexta-feira
Publicidade
O IGP possui uma estrutura com postos em Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Lajeado, Departamento Médico Legal em Santa Cruz e Lajeado e um laboratório para análises de drogas brutas em Santa Cruz. “Trabalhamos de forma integrada com os demais órgãos de segurança pública e possuímos uma equipe que atua com muita seriedade e sintonia para a elucidação dos casos”, salientou Mariana.
Mariana Carretta, que atua como perita criminal, e o médico-legista Diego Goergen foram os palestrantes do simpósio Patologia forense – Cena do crime até o IML, realizado no Memorial da Unisc. Os dois explicaram o trabalho da Perícia Criminal e do Departamento Médico Legal para os alunos, na sua maioria do curso de Medicina e outros cursos da Unisc.
“Foi uma honra trazer um órgão sério e comprometido como o IGP para que as pessoas conheçam o quanto é técnico o trabalho desenvolvido. Foi uma experiência de grande valia”, salientou a coordenadora.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Cartão do SUS será unificado com dados do CPF do usuário
Catherine Bischoff Rauen, presidente da Liga Acadêmica de Patologia de Medicina da Unisc, que atuou na organização do simpósio, ressaltou que o evento teve o objetivo de mostrar o trabalho da perícia para os alunos. “Foi interessante saber que os peritos podem ter formação em diversas áreas e isso foi muito bom, sendo um contato inicial com uma área da qual os estudantes podem gostar e vir a trabalhar no futuro”, comentou.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.