ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Setembro Amarelo: cuidado com a saúde mental deve ser permanente

ads3

Psicólogas Alba e Giansqui e facilitadora de oficina, Simone, integrantes da equipe de Saúde Mental e Oficina Terapêutica

ads4

Há alguns anos, setembro é marcado pela cor amarela. No Brasil, a campanha Setembro Amarelo teve início em 2015 e foi adotada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Já o dia 10 do mês é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, data criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Aumentar a conscientização sobre a prevenção ao suicídio e enfatizar a valorização da vida são os objetivos centrais da campanha, que se estende por todos os meses do ano.

Desde 2018, efetivamente, o município de Sobradinho promove ações ligadas ao Setembro Amarelo. Segundo as psicólogas Alba Leticia Müller e Giansqui Tremea de Oliveira, que integram a Equipe de Saúde Mental e Oficina Terapêutica da Secretaria Municipal da Saúde, as ações realizadas tem o intuito de sensibilizar, informar e conscientizar quanto ao tema, reforçando a importância do diálogo e da busca por ajuda. “A primeira ação, ainda em 2018, foi um pedágio realizado com a entrega de panfletos e outras atividades. A partir dali viemos fazendo todos os anos, inclusive no ano passado, mesmo durante a pandemia”, explicou Giansqui. “Nosso trabalho é o ano inteiro de valorização à vida, para que não se chegue neste ponto”, acrescentou Alba.

ads6 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta