Santa Cruz do Sul

Setembro começa com alerta de temporais para a região do Vale do Rio Pardo

A Defesa Civil estadual atualizou neste sábado, 30, a partir do Centro de Monitoramento, a previsão do tempo para o início de setembro no Rio Grande do Sul. Segundo o órgão, temporais isolados devem atingir a região do Vale do Rio Pardo e outras áreas do Estado, com possibilidade de chuva forte, raios, granizo e rajadas intensas de vento.

O avanço de uma frente fria pelo oceano, somado ao fluxo de calor e umidade vindos do norte, deve provocar chuvas moderadas a pontualmente fortes no Oeste, Campanha, Centro, Missões, Noroeste e Sudeste, chegando ao Vale do Rio Pardo e Vale do Taquari na tarde e noite de segunda-feira, 1º. Nessas áreas, os temporais podem vir acompanhados de rajadas de vento, pancadas fortes de chuva e granizo.

LEIA TAMBÉM: Setembro continua com conta de luz mais cara e bandeira vermelha

Publicidade

Os acumulados diários previstos variam entre 10 mm e 30 mm, podendo atingir isoladamente 60 mm em partes do Oeste, Missões e Centro. No Sul e Litoral Médio, a previsão é de chuva fraca a moderada, com descargas elétricas isoladas. As rajadas de vento podem variar entre 40 km/h e 50 km/h em grande parte do Estado, chegando a 60 km/h a 80 km/h no Sul, Litoral gaúcho e Serra, devido à presença de um forte sistema de alta pressão em alto mar.

A previsão para terça-feira, 2, e quarta-feira, 3, indica intensificação das chuvas, com temporais isolados, raios, granizo e rajadas fortes de vento no Oeste, Missões, Centro, Campanha, Sul, Litoral, Costa Doce e Região Metropolitana de Porto Alegre. Os acumulados nessas áreas variam entre 30 mm e 60 mm por dia, podendo ultrapassar 100 mm em pontos isolados do Sul, Centro, Oeste e Missões.

LEIA TAMBÉM: ADI Multimídia e Simers debatem o papel da imprensa nas comunidades

Publicidade

Quanto à situação hidrológica, os níveis estão dentro da normalidade na maior parte do Estado, com atenção especial para os rios Jacuí e Gravataí. A Defesa Civil alerta para possíveis elevações em arroios, córregos e pequenos rios, além de recarga gradual nos rios maiores, podendo atingir cotas de atenção para inundação e ocasionar alagamentos pontuais em áreas urbanas conforme a intensidade das chuvas.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Karoline Rosa

Share
Published by
Karoline Rosa

This website uses cookies.