ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Situação da Covid-19 volta a preocupar na região

ads3

ads4

O recente crescimento no número de novos casos de Covid-19 e o consequente aumento na demanda por leitos de internação nos hospitais voltam a ser motivos de preocupação na região. Integrante do Comitê Técnico Regional da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e uma das referências locais no combate ao coronavírus, o médico infectologista Marcelo Carneiro alerta que o agravamento da pandemia já torna a situação semelhante ao que o antigo sistema de gestão classificaria entre bandeira vermelha e preta.

“O que nós percebemos é que os leitos privados dos hospitais estão lotados; não é só leito SUS ocupado, é leito de convênio. As ocupações de UTIs também estão altas, a ocupação dos respiradores na nossa região chega a 82%. Isso mostra que novamente temos um leve aumento de casos, mas já repercutiu no sistema”, disse Carneiro em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9. Esse contexto de esgotamento da rede de saúde já demonstra a necessidade de ampliação de vagas, como ocorreu nos meses de março e abril.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Anvisa: testes para diagnóstico de Covid-19 não atestam proteção vacinal

Em relação ao impacto da vacinação na redução de novos casos e novas internações, Carneiro salienta que ele já pode ser visto em idosos e profissionais de saúde, que já estão imunizados com duas doses há um longo período. “Enquanto não alcançarmos a vacinação desse grupo que hoje está internando, não vamos conseguir ter um controle. No momento que evoluirmos para a imunização dessa faixa etária dos 40 e poucos anos, pode ser que diminua ainda mais a internação de pessoas mais jovens. Assim, vamos enxergando coisas que antes não enxergávamos porque a situação era outra”, afirmou o infectologista.

Restrições

ads7 Advertising

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz amplia vacinação para pessoas de 55 e 56 anos sem comorbidades

Novas remessas de vacinas

O Rio Grande do Sul recebeu nessa terça, 8, uma remessa com 146.250 doses da vacina da Pfizer para dar continuidade à campanha de imunização contra a Covid-19. O avião pousou por volta das 15 horas no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, de onde a carga foi transportada para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi). As vacinas serão todas destinadas para primeira dose, conforme o cronograma anunciado pelo governador Eduardo Leite na semana passada, que projeta imunizar toda a população acima de 18 anos até o fim de setembro.

ads8 Advertising

Publicidade

Diante dessa expectativa, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul decidiu aguardar o recebimento das novas doses antes de ampliar novamente a faixa etária. Com isso, nesta quarta-feira pessoas com 55 e 56 anos sem comorbidades seguem como grupo prioritário para a vacinação no município, além dos motoristas que trabalham com transporte de oxigênio para os hospitais do Rio Grande do Sul e os demais grupos que eventualmente ainda não tenham sido imunizados.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta