Bairro Várzea foi uma das regiões mais atingidas pelos alagamentos | Foto: William Thiel
Por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 7, o governo federal reconheceu a situação de emergência em onze municípios gaúchos, incluindo Santa Cruz do Sul. O decreto municipal havia sido originalmente emitido em 23 de junho, com validade de 180 dias, devido aos alagamentos causados pelas fortes chuvas dos dias anteriores.
Com a decretação de emergência, a Prefeitura está autorizada a contratar serviços, adquirir materiais e iniciar obras emergenciais sem a necessidade de licitação — desde que os trabalhos sejam concluídos em até um ano após a caracterização do desastre. A medida tem como objetivo acelerar a resposta e a recuperação dos danos causados. A partir da resposta da Defesa Civil nacional, o acesso a recursos federais para essas ações é facilitado.
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De acordo com a Defesa Civil municipal, mais de 600 famílias foram afetadas por alagamentos, inundações e chuvas intensas. Além disso, foram contabilizados prejuízos em bens públicos, como ruas, pontes, estradas, pontilhões e prédios da Prefeitura.
A medida assinada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, também reconheceu situação de emergência por chuvas intensas em Agudo, Faxinal do Soturno, General Câmara, Itaara, Liberato Salzano, Manoel Viana, Pinheiro Machado, Santa Maria, São João do Polêsine e Trindade do Sul.
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