Categories: Regional

STF derruba liminar que impedia ação da Anvisa sobre aditivos nos cigarros

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu os efeitos de uma liminar que impedia a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de restringir o uso de aditivos em cigarros. A medida tinha sido estabelecida em uma resolução da diretoria da Anvisa em 2012.

A liminar barrava a atuação do órgão regulador em relação ao acréscimo de substâncias no processo de beneficiamento do tabaco. A liminar foi autorizada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região em favor da Indústria Brasileira de Cigarros. O processo questiona a competência da Anvisa e a edição de normas sobre o uso de aditivos em produtos fumígenos.

LEIA MAIS: Entrevista: Heinze tenta evitar avanço de projeto antitabagista

Publicidade

A agência usou o recurso chamado Reclamação Constitucional. A alegação é que o Tribunal Regional Federal não respeitou um entendimento do STF sobre a competência da Anvisa para estabelecer regras contra o tabagismo. Com isso, o órgão está autorizado a restabelecer os efeitos de dois artigos da medida adotada em 2012.

Um proíbe a importação e comercialização de cigarros com substâncias sintéticas e naturais, aromatizantes, pigmentos, estimulantes, extratos de frutas e qualquer substância que dê aroma doce ao produto. No entanto, fica permitido o uso de açúcares desde que apenas para recompor o teor presente na folha de tabaco antes do processo de beneficiamento.

LEIA MAIS: Anvisa não tem data para definição dos novos produtos de tabaco

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.