Santa Cruz do Sul

Sucesso do 4º Distrito da Capital é tema de palestra

O exemplo de um espaço que foi repensado na Capital foi tema de palestra na tarde dessa segunda-feira, 21, durante a realização da 6ª Semana do Mercado Imobiliário de Santa Cruz do Sul. Com a temática “É possível planejar uma cidade mais viva e atrativa. O case do 4º Distrito de Porto Alegre”, os palestrantes Felipe Camozzato e Vicente Perrone falaram sobre a reestruturação de um conjunto de bairros que estavam praticamente abandonados na cidade. O evento foi realizado no auditório da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp).

Atual deputado estadual, o administrador Felipe Camozzato (Novo) era vereador de Porto Alegre quando houve a votação do projeto do 4º Distrito e as alterações urbanísticas no local. “É uma região que antigamente era industrial. No início do século passado se instalaram muitas indústrias e, com o passar dos anos, essa área ficou em desuso porque a cidade foi evoluindo e a indústria foi migrando, os processos mudaram. E tudo isso fez com que a região começasse a se desertificar.” Por ser bem localizada, os envolvidos no projeto começaram a idealizar uma reurbanização. “Todo o projeto do 4º Distrito se baseou em não ter mais um zoneamento único”, complementou. 

Deputado estadual Felipe Camozzato (Novo) abriu a palestra sobre o 4o Distrito de Porto Alegre na 6a Semana do Mercado Imobiliário

LEIA MAIS: 6ª Semana do Mercado Imobiliário destaca potencial do setor em Santa Cruz

Publicidade

Após a fala de Camozzato, o engenheiro civil Vicente Perrone, diretor do Escritório +4D e responsável pelo projeto do 4º Distrito, fez sua explanação sobre a transformação do espaço antes abandonado da Capital. “São cinco bairros – Floresta, Navegantes, São Geraldo, Humaitá e Farrapos. Começa na Rodoviária e vai até a Arena do Grêmio. Ele é a entrada e a saída da cidade e toda a ligação do rio até o Centro.” Perrone reiterou que a área estava desocupada há muitos anos e estudos vinham sendo feitos para conseguir revitalizar a região.

Atualmente, empresas de diversos segmentos atuam no 4º Distrito, como cervejarias, casas de festas e restaurantes, entre outros estabelecimentos comerciais. De acordo com Perrone, para incentivar que tais empresas quisessem se instalar na região, foi produzido um “pacote liberalizante” que reduziu impostos. “Aprovamos duas leis urbanísticas, o programa Centro Mais e o +4D, que são duas áreas que hoje têm um plano diretor específico para elas”, observou.

Vicente Perrone, responsável pelo projeto

LEIA MAIS: Veja a programação da 6ª Semana do Mercado Imobiliário

Publicidade

Atividades seguem até sábado

A 6ª Semana do Mercado Imobiliário de Santa Cruz do Sul segue até o próximo sábado, 26, com variadas atividades. Nesta terça, 22, às 19 horas, será ministrada a palestra “Mente Vencedora. Inteligência Emocional e Consciencial”, com Carlos Catuípe, no auditório da Assemp. Além das palestras, ocorrerá o feirão “De portas e obras abertas”, que contará com condições especiais de negociação.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.