Santa Cruz do Sul

Técnicos da Secretaria Estadual da Cultura realizam capacitação em Santa Cruz do Sul

Conselheiros, dirigentes culturais e representantes de administrações municipais das regiões dos Vales do Taquari e Rio Pardo estiveram reunidos nessa quarta-feira, 3, no auditório da PGM para apresentação do Edital de Chamada Pública de Coinvestimento – Eventos Culturais Populares. Santa Cruz do Sul é polo para para os demais municípios da região e a explanação foi feita por técnicos da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).

Prefeituras de todo o Rio Grande do Sul que possuam Sistema Municipal de Cultura poderão agora inscrever projetos que tenham como objeto a cultura popular e, a partir disso, solicitar recursos que variam de R$ 50 mil a R$ 1 milhão. Cada município deve encaminhar apenas um projeto, podendo constar nele até três eventos. Não haverá concorrência entre os municípios, todos serão contemplados.

LEIA TAMBÉM: Artista venâncio-airense estreia dois espetáculos; confira 

Publicidade

De acordo com o edital não podem ser inscritos novos eventos, somente aqueles de reconhecido valor simbólico para a comunidade, vinculados à história ou cultura local e de alcance social. Deve ser considerada a ampliação de público em relação a edições anteriores e o projeto precisa prever ações educativas. A cobrança de ingressos será permitida a preços populares, desde que assegurada a democratização do acesso.

Podem ser propostas celebrações, festivais, atividades festivas e comemorativas, por meio de diferentes manifestações culturais e artísticas, com a contratação de artistas, grupos, coletivos culturais e demais profissionais. A ideia é descentralizar recursos para fomentar a cultura local e promover o acesso da população à cultura, o desenvolvimento da economia local, a promoção do turismo e dos setores de comércio e serviços.

LEIA TAMBÉM: Feira da Produção espera por 70 mil visitantes; confira a programação

Publicidade

Atualmente, 118 municípios do Estado estão aptos a receber os valores porque têm Sistema Municipal de Cultura. Os recursos previstos no edital são oriundos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), que integra o Pró-Cultura RS. Importante frisar que o projeto não pode contar com financiamento obtido através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC).

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.