Santa Cruz do Sul

Três shows vão agitar a segunda noite do Santa Cruz Jazz & Blues; veja programação

A noite dessa sexta-feira, 29, foi embalada pelo início do 3º Santa Cruz Jazz and Blues. No palco da Praça da Cultura, artistas contemporâneos dos dois gêneros esquentaram a plateia. Evidenciando o talento dos músicos locais, os guitarristas Guto Konrad e Rafael Sehn abriram o festival. No repertório, clássicos do blues e do rock n’ roll, homenageando suas referências, Jimi Hendrix e Jeff Beck.

Guto, de 22 anos, demonstrou por que é considerado uma das promessas no cenário gaúcho. E Sehn consolidou-se como uma presença marcante no evento, no qual já havia se apresentado no ano passado. Ele descreveu o momento como uma experiência de celebração à guitarra elétrica e um encontro de gerações. “O Guto é um prodígio. Ele tinha 2 anos de idade quando comecei a trabalhar com música e já toca como um gigante”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: Festival Brasas e Acordes será na Semana Farroupilha; veja programação

Publicidade

A Mambo Jazz entrou na sequência com seu estilo único, combinando ritmos cubanos e brasileiros. O quinteto de Belo Horizonte acrescentou a latinidade e o suingue em reinterpretações de clássicos norte-americanos e da Música Popular Brasileira, incluindo Pixinguinha, Toninho Horta e Milton Nascimento.

De Chicago, Estados Unidos, para Santa Cruz, o bluesman Lorenzo Thompson encerrou a primeira noite de festival. Natural do Mississipi, berço do gênero musical, o artista dedicou sua carreira ao blues. Começou por igrejas e passou por clubes da cena, tocando com grandes nomes. Ao lado da Bruno Marques Band, entregou uma performance para ficar marcada na memória do público.

LEIA TAMBÉM: Encontro dos Conjuntos Instrumentais da Rede Sinodal reúne 300 músicos no Colégio Mauá

Publicidade

Antes de subir ao palco, Thompson esteve nos estúdios da Rádio Gazeta e concedeu entrevista no programa Chá da Tarde. Afirmou não saber quantas vezes esteve no Brasil. “É a minha segunda casa”, admitiu. O americano compartilhou sua experiência por Santa Cruz, passeando inclusive pela Catedral São João Batista. “Eu amo a cidade, é linda!”, afirmou.

O realizador e curador do Santa Cruz Jazz and Blues, Carlos Branco, observou que o município já tem diversos eventos culturais. Faltava apenas um voltado aos dois estilos, aproximando as melodias da população. “Temos muito carinho pelo festival e esperamos que ele tenha uma vida muito longa aqui”, afirmou.

Três apresentações neste sábado

A segunda e última noite do 3º Santa Cruz Jazz and Blues será neste sábado, 30, com mais três apresentações, que começarão às 20h30. O Elias Barboza Quarteto vai subir ao palco com o espetáculo Quarta Dimensão, uma performance instrumental marcada pelo bandolim, juntando choro e jazz. Em seguida, quem se apresenta é o pianista João Maldonado. Ele combina jazz e rock clássico, incluindo Beatles, Jimi Hendrix, TNT e Papas da Língua.

Publicidade

O encerramento do festival fica por conta de Andy Serrano e a banda Andy and The Rockets. Juntamente com a pianista Mari Kerber, trará um repertório contagiante, com releituras de blues americanos e outros clássicos. O festival vai aliar música e solidariedade. Quem visitar o evento poderá levar um quilo de alimento não perecível.

LEIA TAMBÉM: Palco Gazeta estará no Pavilhão Central da Oktoberfest

Todos os produtos arrecadados serão destinados à Associação Roxinhas, grupo voluntário que atua desde 2019 no apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social. Haverá dois pontos de coleta no local.

Publicidade

Saiba mais

O 3º Santa Cruz Jazz and Blues Festival é uma realização do Ministério da Cultura, Branco Produções e Samba Estúdio Design, com apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul – por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa –, Charrua Hotel, Portal Gaz, Rádio Gazeta FM 99,7, Pisarbem e Hillem Soluções Elétricas.

O patrocínio é de Icatu Seguros, Rio Grande Seguros e Previdência, Tramonto Jeep e HBier Cervejaria, com apoio cultural da Sim Traduções, Pé de Coelho Filmes e Roberta Pereira Design de Experiências. Mais informações no site santacruzjazznblues.com e na página no Instagram (@santacruzjazznblues).

LEIA MAIS DE CULTURA E LAZER

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Ricardo Gais

Natural de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais, 27 anos, é jornalista multimídia no time do Portal Gaz desde 2023.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.