ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Unidade da BAT Brasil conquista certificações de sustentabilidade

ads3

ads4

A usina da BAT Brasil (ex-Souza Cruz) em Santa Cruz do Sul conquistou dois importantes títulos de sustentabilidade internacionais: o selo Carbono Neutro, reconhecido pela certificação PAS 2060, e a certificação da AWS (Alliance for Water Stewardship), que contempla a gestão sustentável dos recursos hídricos de toda a cadeia produtiva.

A certificação Carbono Neutro reconhece uma série de práticas sustentáveis adotadas pela companhia nos últimos anos, que reduziram consideravelmente a geração de CO2. Para se ter uma ideia, de 2017 a 2021, houve uma queda de 35% nas emissões de Gases de Efeito Estufa e, considerando a eficiência com base na produção, a redução foi de 13%. A usina de beneficiamento de tabaco em Santa Cruz do Sul é a segunda unidade da BAT no Brasil a receber o selo. Antes dela, a fábrica de Uberlândia (MG) conquistou a certificação.

ads6 Advertising

Publicidade

Entre as práticas adotadas em Santa Cruz do Sul estão investimentos em tecnologia, aumento da eficiência energética nas instalações, geração própria de energia elétrica, compra de energia renovável no mercado, uso de combustíveis renováveis e redução contínua da pegada de carbono.

Segundo Francisco Toso, diretor de Operações da BAT na América do Sul, a busca por uma operação sustentável, que atenda às mais modernas práticas de ESG, é um dos principais objetivos da companhia no país. “As certificações são um importante passo no cumprimento de uma estratégia mundial da BAT, e colocam a companhia como ‘empresa do futuro’, preocupada com a preservação do meio ambiente e com o atendimento aos anseios de nossos clientes e da sociedade”. A meta da BAT Brasil é certificar 100% das suas operações pela AWS até 2025.

ads7 Advertising
BAT Brasil encerra operação em Rio Negro e concentra beneficiamento em Santa Cruz

Publicidade

Sustentabilidade e produção 100% integrada

Em setembro de 2021, a BAT Brasil e seus produtores integrados conquistaram um marco para o setor de tabaco no país: a certificação de 100% da sua produção integrada. Isso confirmou a liderança da companhia em temas importantes para a agricultura, indústria e sociedade, além de destacar seu propósito em integrar pessoas.

A Produção Integrada do Tabaco (PI) surgiu da adesão do Sinditabaco e de empresas afiliadas ao projeto de PI desenvolvido pelo governo federal para diversas culturas. Além do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e do Inmetro, o programa conta com a participação da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e de uma certificadora independente, o Instituto Certifica, que auditou todas as etapas pelas quais o tabaco passa.

A usina de Santa Cruz

ads8 Advertising

Publicidade

Localizada numa área de 100 hectares e projetada para atender todo o beneficiamento de tabaco da empresa, tem capacidade para 100 milhões de quilos por safra. São 323 funcionários efetivos, 1.600 safristas e cerca de 150 terceirizados. Cerca de 70% da produção originária das linhas de beneficiamento é destinada ao mercado externo.

LEIA MAIS: Sindicato negocia reajuste de 11% para trabalhadores da BAT e da JTI

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta