Santa Cruz do Sul

Unisc dá início a processo eleitoral com voto digital; veja detalhes

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) terá novidades em seu processo eleitoral. Pela primeira vez, a votação para a Gestão Superior (reitoria) será exclusivamente digital, o que marca um avanço histórico na instituição. A mudança abrange as eleições para os cargos de reitor e vice-reitor, chefes de departamentos, coordenadores de programas de pós-graduação e coordenadores de cursos de graduação.

A eleição para a administração básica da universidade (chefia de departamentos, coordenações de cursos de graduação e de programas de pós-graduação) já foi realizada de maneira digital, em 2023. O novo formato visa garantir mais agilidade e segurança ao processo eleitoral, além de facilitar a participação da comunidade acadêmica.

LEIA TAMBÉM: Curso de Produção em Mídia Audiovisual da Unisc recebe nota máxima na avaliação do MEC

Publicidade

A votação deste ano também inaugura um novo momento na gestão da Unisc: será a primeira eleição geral que passará a igualar o tempo de cada eleito (quatro anos), com possibilidade de uma única recondução. Ou seja, coordenações de cursos e de programas, assim como chefia de departamentos, terão o mesmo período de gestão da reitoria eleita. São 8.460 votantes, entre eles estudantes, docentes, técnicos administrativos e membros da assembleia geral comunitária da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc).

Os professores da Unisc interessados em concorrer aos cargos de reitor e vice-reitor, chefes e subchefes de Departamento, coordenadores e coordenadores adjuntos de programas de pós-graduação, e coordenadores e subcoordenadores de cursos de graduação, poderão se inscrever de 1º a 7 outubro.
A votação será realizada no dia 11 de novembro, das 8 horas às 20 horas. A divulgação dos candidatos inscritos e de todas as etapas do processo ocorrerá nos canais oficiais da Unisc.

Novo modelo de paridade

Outra mudança se refere à distribuição do peso dos votos. O novo modelo de paridade para a eleição a reitor e vice-reitor define que esse peso será de 35% para os docentes, 35% para estudantes, 20% para técnicos administrativos e 10% para a assembleia geral comunitária da Apesc.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Unisc sedia Seminário de Políticas Públicas com foco na população negra do Vale do Rio Pardo

O novo modelo é resultado de um acordo entre as categorias. Professores e estudantes abriram mão de uma parte de seus percentuais (que antes eram de 40% para cada) para aumentar a participação dos técnicos administrativos, os quais representavam apenas 10% do peso total. A decisão reflete o compromisso com a valorização de todos os segmentos da comunidade acadêmica.

Em 2025 serão 38 anos de processo democrático na Unisc, mas os movimentos por eleições diretas já haviam iniciado em 1986. Naquele ano, alunos e diretores das Faculdades Integradas de Santa Cruz (Fisc) se uniram na histórica Campanha das Diretas para exigir eleições diretas para todos os níveis de gestão.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais, 27 anos, é jornalista multimídia no time do Portal Gaz desde 2023.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.