Santa Cruz do Sul

Unisc retoma atividades voltadas à população LGBTQIA+

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é comemorado em 28 de junho, tanto que o mês de junho é todo voltado para ações que visam diminuir o preconceito. E pensando nisso, neste ano, desde março, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) retomou o atendimento no Ambulatório Multiprofissional de Atenção à Saúde da População LGBTQIA+ (Ambitrans), projeto de extensão da Unisc criado em 2019.

O espaço é coordenado pelo professor Eduardo Steindorf Saraiva e tem uma equipe multidisciplinar. O serviço ofertado inclui atendimentos de acolhimento que são realizados por demanda espontânea, e devem ser agendados através dos números (51) 3717-7480 ou pelo WhatsApp (51) 3717-7429 do Serviço Integrado de Saúde da Unisc (SIS).

LEIA TAMBÉM: O olhar experiente de Analidia Petry

Publicidade

Ainda, há um grupo de apoio em que as demandas que surgem são encaminhadas, conforme a necessidade, para outros serviços como Ambulatórios de Infectologia e Psiquiatria, que são ofertados pelo SIS. Já para demandas clínicas os casos são encaminhados para atenção básica dos municípios abrangidos. 

“O ambulatório surgiu da necessidade de atenção especializada ao atendimento voltado à população LGBTQIA+. E, dentro dessa demanda, foram delimitados diversos objetivos visando a capacitação dos profissionais da saúde, oferecer serviços de acolhimento individual e em grupo, além de oferecer diversos materiais paradidáticos nas unidades de saúde. Porém, pode-se delimitar que o principal objetivo do Ambitrans é trabalhar para que os direitos da população LGBTQIA+ sejam garantidos, isso é, que todos possam ser acolhidos pelos profissionais da saúde, que os mesmos entendam como abordar cada diversidade que a população apresenta, gerando um atendimento mais humanizado no âmbito da atenção básica. Assim como expandir o serviço para que o máximo de pessoas possam ter acesso”, explica o professor Eduardo Saraiva.

LEIA TAMBÉM: Semana da Diversidade inicia nesta quarta em Santa Cruz; veja a programação

Publicidade

Como ações futuras, serão realizadas buscas ativas com trabalhadoras e trabalhadores do sexo, em parceria com o Centro Municipal de Atendimento à Sorologia (Cemas), visando a promoção da saúde, prevenção de doenças e redução de danos. Ainda, ações de promoção da saúde com as unidades de saúde de Santa Cruz do Sul, e atividades de educação em saúde nas escolas da região. O ambulatório está desenvolvendo uma série de produtos, como podcast, documentário e materiais paradidáticos visando expandir o projeto para toda a comunidade. 

Ambulatório recebe financiamento do Fundo Positivo

O Ambitrans ganhou um edital da instituição Fundo Positivo, que tem como objetivo ampliar o apoio nas cinco regiões do país, para que possam aprimorar as ações e democratizar o acesso às políticas públicas de assistência social.

Para a equipe do Ambitrans, o edital é uma grande conquista, já que o valor irá contribuir para o aprimoramento das ações do projeto e para a garantia de direitos da população atendida. Ou seja, devem ser previstos, além dos atendimentos individuais e em grupo, ações de promoção da saúde e combate à discriminação em escolas, na rede pública de saúde e empresas.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Mestre em Psicologia pela Unisc elabora protocolo de atendimento à população LGBTQIA+

Saiba mais

O ambulatório está sediado no SIS, no bloco 31 da Unisc. O serviço também promoverá grupos de convivência (saúde mental e arteterapia) para a comunidade LGBTQIA+ e famílias. A equipe executora é composta pela professora Edna Linhares Garcia, mestranda Letícia Holderbaun, doutoranda Letiane de Souza Machado, doutoranda Mariluza Sott Bender, mestranda Gabriela Moura Soares. Dos estagiários e acadêmicos de Psicologia Igor de Oliveira Dias e Nathalia Ziebell, e a acadêmica de Medicina Mylena Wanovich Estevão.

Também apoiam a iniciativa as seguintes entidades: Conselho Municipal dos Direitos LGBTQIA+, Coordenadoria da Diversidade de Santa Cruz do Sul, Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Promoção  da Saúde (PPGPS), Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Psicologia (PPGPSI), Departamento de Ciências da Saúde da Unisc, Serviços Integrado de Saúde da Unisc, 13ª Coordenadoria Regional de Saúde e 6ª Coordenadoria Regional de Educação. 

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.