Ação busca qualificar o atendimento nos hospitais e nas urgências cardiovasculares
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Cruz do Sul, administrada pelo Hospital Ana Nery em parceria com a Prefeitura, participa há três meses do projeto Boas Práticas em Cardiologia. A ação faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi – SUS).
O objetivo é qualificar o atendimento nos hospitais e nas urgências cardiovasculares do Sistema Único de Saúde (SUS) e implementar diretrizes assistenciais e de manejo clínico seguro a pacientes com doenças cardiovasculares no Brasil. Atualmente, a iniciativa está presente em 282 UPAs 24 horas e 30 hospitais, determinados pelo Ministério da Saúde, distribuídos entre as cinco regiões do País.
LEIA TAMBÉM: Inaugurada há seis anos, UPA do Esmeralda tem média mensal de 4,5 mil atendimentos
Publicidade
Todas as instituições são acompanhadas 24 horas por dia por cardiologistas, de forma remota. Os profissionais laudam os eletrocardiogramas com foco na intervenção dos processos assistenciais de síndrome coronariana aguda, visando a melhoria contínua da qualidade da assistência.
Na prática, os exames realizados pela UPA são enviados via internet por meio de sistema específico do Proadi, onde a equipe médica especialista em urgências cardiovasculares faz, remotamente, a leitura e passa as orientações necessárias à equipe da unidade.
Para implementação do projeto, a UPA recebeu um notebook, um equipamento de eletrocardiograma e realizou treinamento das equipes. Nesses três meses, a UPA de Santa Cruz totaliza 650 eletrocardiogramas laudados em um tempo hábil de aproximadamente 10 minutos.
Publicidade
This website uses cookies.