Santa Cruz do Sul

Usuários voltam a pedir melhorias na Estrada da Malhada

As condições da Estrada da Malhada, em Santa Cruz do Sul, têm testado a paciência de moradores e demais motoristas. Na região, ano após ano os dilemas se repetem, fazendo que muitos usuários se perguntem: quem será capaz de solucionar o problema de forma efetiva?

Enquanto isso, ao trafegar pelo trecho é preciso redobrar a atenção para que o veículo não apresente danos em meio às pedras, desníveis e buracos. Esse cenário, por sinal, é corriqueiro. É problema em amortecedor, suspensão, pneu, pivô, entre outros. “Nossos carros não aguentam”, diz o segurança patrimonial Leandro Belegante. Seu irmão, o caminhoneiro Rodrigo Belegante, lembra das promessas de pavimentação que até hoje não saíram do papel.

Moradores e produtores de Santa Cruz do Sul e Passo do Sobrado relatam prejuízos e voltam a cobrar melhorias no trecho | Foto: Rodrigo Assmann

LEIA MAIS: Confirmado recurso para a pavimentação da Estrada da Malhada

Publicidade

Ao lado da dupla, um grupo de moradores e proprietários de terras na região recebeu a reportagem da Gazeta do Sul, na última semana, para falar sobre a situação. Embora as solicitações junto ao poder público tenham sido recorrentes, “o retorno é sempre o mesmo”, diz o eletricista Ricardo Belegante. As justificativas, no entanto, variam: condições climáticas, agendas de serviços ou trocas de pneu do maquinário, como foi informado a eles recentemente.

Enquanto alguns confundem a via com “estrada de lavoura”, os contribuintes apenas aguardam por uma solução para algo que, segundo eles, “é apenas o básico”.

A Estrada da Malhada, que liga o município a Passo do Sobrado, apresenta fluxo de veículos diário e intenso, além de ser rota de transporte escolar e de caminhões com tabaco, soja, lenha e leite, por exemplo. “Apenas nessa última hora que estivemos aqui passaram três carretas”, afirma o agricultor Elízio Eichelberger.

Publicidade

Grupo de moradores se reuniu recentemente para apresentar situação do local | Foto: Rodrigo Assmann

LEIA MAIS: Prefeitura confirma execução de projeto para Estrada da Malhada

Morador do Corredor Fischer, cujo acesso se dá pela Malhada, o ajudante de transporte Paulo Pereira aponta para situações mais críticas. “Temos aqui um morador de 80 anos. Se ele chega a precisar de atendimento hospitalar e de ambulância, aí vamos ter que levar no colo.” De acordo com o agricultor Rodrigo Gomes Roveda, que precisa passar pelo menos quatro vezes na estrada diariamente, os pedidos são apenas por manutenção básica.

Problemas mecânicos se tornaram recorrentes em razão das condições da pista | Foto: Rodrigo Assmann

Nova promessa

Segundo o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Francisco Carlos Smidt, o Carlão, as fortes chuvas nas últimas semanas causaram prejuízos em praticamente todas as estradas do interior. “A secretaria reconhece a precariedade e está efetuando a recuperação.” O trecho da Malhada está na programação, e a previsão é de que os trabalhos comecem em breve. Para que a via fique em boas condições de trafegabilidade será necessário preparar a base, com colocação de material, seguida da passagem do rolo compactador.

Publicidade

LEIA MAIS: Moradores voltam a reivindicar melhorias na Estrada da Malhada

Asfalto

A possibilidade de asfaltamento na Estrada da Malhada chegou perto, mas não se concretizou. Em 27 de dezembro de 2023, a Gazeta do Sul publicou matéria sobre a confirmação de um recurso de R$ 2 milhões para a execução da obra, por meio do programa Pavimenta RS do governo do Estado.

No dia 18 de janeiro de 2024 foi veiculada notícia sobre a elaboração de um projeto para pavimentação da estrada, que deveria ter sido concluído no fim daquele ano. Na época, estacas chegaram a ser fixadas nas margens. Hoje, no entanto, é difícil encontrá-las devido à vegetação alta. Atualmente, o prefeito Sérgio Moraes afirma que não há previsão de asfaltamento, apenas de manutenção.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Heloisa Poll

Share
Published by
Heloisa Poll

This website uses cookies.