Santa Cruz do Sul

Vacinação contra a gripe em Santa Cruz amplia grupos de atendimento

Em andamento desde o primeiro dia de abril, a campanha de vacinação contra a gripe em Santa Cruz vai passar a atender novos grupos prioritários. A partir de segunda-feira, 7, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes e puérperas podem se vacinar, além dos grupos anunciados anteriormente (idosos com 60 anos e mais e trabalhadores da saúde). Para atender a essa nova demanda, as unidades de saúde devem receber novo quantitativo de doses.

Segundo o coordenador do Setor de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeiro Roger Rodrigues Peres, a expectativa é de que a procura aumente. “Algumas unidades de saúde ainda têm doses disponíveis, mesmo que tenha sido enviado, de início, um número relativamente pequeno.” Até o momento foram aplicadas 750 vacinas, aproximadamente. O número, no entanto, pode sofrer alterações, uma vez que ainda há dados a registrar via sistema.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura realiza ação para fiscalizar a qualidade do serviço no transporte coletivo urbano

Publicidade

“Gostaríamos que essa marca tivesse sido melhor, mas entendemos que as pessoas estão começando a se informar sobre a campanha e que em nível nacional foi noticiado para o dia 7 de abril”, afirma Peres. Ao longo da próxima semana, inclusive, duas das três unidades que estavam sem vacinas devem voltar a receber os imunizantes. “Restará apenas uma, a ESF Ingo Ebert, em que ainda persistirá a necessidade de manutenção do equipamento de armazenagem.”

Segundo Peres, recomenda-se que todos aqueles que pertencem aos públicos prioritários façam a vacina. “É de suma importância que procurem as unidades de saúde e realizem a vacinação assim que possível. Com a chegada de novas doses, poderemos abastecer os estoques e assim possibilitar que mais pessoas se protejam.”

Pela região

Vera Cruz: desde a última terça-feira os vera-cruzenses têm acesso às vacinas, em todas as unidades de saúde do município. Conforme divulgado pela Prefeitura, na primeira fase espera-se imunizar 10.551 pessoas dos grupos prioritários.

Publicidade

Vale do Sol: a vacinação contra a influenza tem início na segunda-feira. A imunização será realizada em todas as unidades das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) do município e tem como foco os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Já no dia 17 de maio, sábado, ocorrerá o Dia D da vacinação, com atendimento ininterrupto das 8 às 16 horas.

LEIA TAMBÉM: Valor da cesta básica em Santa Cruz sobe 14,2% em três semanas

Sinimbu: a próxima semana também vai começar com vacinação no município. Segundo informações da Secretaria de Saúde e Bem-Estar Social, a imunização estará disponível para os grupos prioritários. O Dia D, por sua vez, está agendado para 10 de maio. A meta é imunizar 90% das crianças, gestantes e idosos com 60 anos e mais.

Publicidade

Venâncio Aires: a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Imunizações, dá início à Estratégia de Vacinação contra a Gripe 2025 na segunda. O imunizante estará disponível para os grupos prioritários, que correspondem a 32.123 pessoas. Até agora, 2,2 mil doses chegaram ao município, mas o reabastecimento ocorre de forma semanal. Além do Centro de Imunizações, todas as unidades de saúde com sala de vacinação farão a vacina. Para intensificação da campanha, haverá ações aos sábados, nos dias 12 e 26, das 8 horas até as 12 horas, em dois pontos: no Centro de Imunizações, junto ao Posto Central, e na Praça Católica. O Dia D será em 10 de maio.

Rio Pardo: a vacinação teve início na última quarta-feira, com 1.240 doses disponíveis  em todas as salas de vacina, inclusive na unidade móvel. Conforme informações repassadas pela assessoria de comunicação, a procura ainda está abaixo da expectativa. Diante disso, algumas estratégias estão sendo elaboradas para os próximos dias, entre elas um drive-thru.

Candelária: o Centro Municipal de Vacinação estará aberto neste sábado, das 9 horas às 11h30 e das 13h30 às 15h30. No local, crianças, idosos, gestantes e demais grupos prioritários poderão ter acesso à vacina contra a influenza. Até essa sexta-feira, cerca de 900 doses haviam sido aplicadas e havia 100 disponíveis.

Publicidade

Saiba mais

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação tem como propósito reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. A vacinação anual é capaz de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus influenza.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Bruno da Silveira Bica

Share
Published by
Bruno da Silveira Bica

This website uses cookies.