Santa Cruz do Sul

Vale do Sol conquista a primeira Gincana Regional do Cisvale

Segundo lugar – Escola Francisco Antônio de Borba Filho
Terceiro lugar – Escola Walter Dreyer

A distância de 17 quilômetros entre a localidade de Alto Castelhano e o centro de Vale do Sol não foi obstáculo para os alunos da Escola Municipal Willibaldo Michel, equipe Encantar, que conquistaram o primeiro lugar da Gincana Regional do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). O grupo superou outras 14 equipes participantes e emocionou o público ao comemorar a vitória com lágrimas, abraços e um sentimento coletivo de conquista.

Localizada em uma pequena comunidade do interior, a escola vencedora destacou-se pela constância e pelo engajamento em todas as etapas da competição. Segundo a secretária da instituição, Ana Victoria Sehnem Arévalo, o resultado é fruto de um esforço conjunto. Ela lembra que a caminhada foi desafiadora, mas marcada pela união dos alunos e professores. “Foi difícil, mas houve engajamento coletivo. O mais importante é a união de todos os estudantes”, afirma, reforçando o significado de representar uma escola do campo em um evento de alcance regional.

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A Gincana Regional, promovida pelo Cisvale, começou no dia 2 de outubro como parte das comemorações pelos 20 anos do consórcio. Ao longo de dez tarefas, as equipes desenvolveram atividades voltadas à educação ambiental e à valorização do trabalho consorciado, estimulando a cooperação, a criatividade e a conscientização sobre a importância da sustentabilidade. O projeto mobilizou alunos, professores e famílias em uma experiência de aprendizado prático e inspirador, que uniu municípios e fortaleceu laços entre as escolas.

A última prova, realizada na manhã desta sexta-feira, 24, foi decisiva. Com 60 perguntas sobre meio ambiente e sobre a história dos 20 anos do Cisvale, as equipes participaram de confrontos diretos que testaram conhecimento, agilidade e estratégia. Ao final, a Escola Willibaldo Michel garantiu a liderança com 364 pontos, seguida pela Escola Francisco Antônio de Borba Filho, de Passo do Sobrado, e pela Escola Walter Dreyer, da localidade de Ferraz, em Vera Cruz. O desempenho constante da campeã ao longo das tarefas foi determinante para o resultado final, consagrando o esforço de um grupo que transformou cada atividade em oportunidade de aprendizado.

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Para o presidente do Cisvale, prefeito Gilson Becker, o encerramento foi uma celebração da criatividade e da consciência ambiental. Segundo ele, todos os participantes são vencedores, pois o legado da gincana vai muito além da competição. “Vi que existe muita criatividade por parte de todos vocês. Acima de qualquer coisa, todos são vencedores, e o meio ambiente sai com um benefício real, resultado de muitas tarefas cumpridas. Que possamos levar o principal ponto que é a conscientização de vocês, que são o futuro desta sociedade”, afirmou.

A diretora executiva do Cisvale, Léa Vargas, destacou o envolvimento das escolas e a energia dos alunos em cada desafio, ressaltando que a gincana alcançou plenamente seu propósito. “A cada tarefa, vimos o brilho no olhar de quem acredita na força da educação e no poder da cooperação. Esse entusiasmo é o que nos motiva a seguir promovendo ações que unem os municípios e despertam consciência ambiental nas novas gerações”, enfatizou.

Parcerias que inspiram futuro

O encerramento da Gincana Regional também foi marcado pela presença de instituições que acreditam no poder da educação e da sustentabilidade para transformar comunidades. Parceiro da Agenda Ambiental Cisvale 2030, o presidente do Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Petry, destacou a importância do envolvimento dos jovens em ações que unem conhecimento e consciência ambiental. “O futuro sustentável depende de atitudes que começam na sala de aula e se multiplicam nas comunidades. Ver essa energia e essa vontade de aprender nos enche de esperança”, destaca.

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O diretor dos cursos presenciais da Faculdade Dom Alberto, Diogo Durigon, comentou sobre o valor do estudo como caminho para o crescimento pessoal e coletivo. Segundo ele, o aprendizado vivido durante a gincana vai além da competição e se converte em oportunidades reais para o futuro. “Quando a educação desperta curiosidade, o resultado é o desenvolvimento. É por isso que a Dom Alberto acredita em parcerias que ampliam horizontes e aproximam os jovens do conhecimento”, destacou. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) também colaborou, ajudando na avaliação das 10 tarefas da Gincana. Na solenidade de encerramento, Ricardo Andreazza, representando o governo do Estado, destacou a importância da ação promovida pelo Cisvale, para colaboração com a educação ambiental na região.  

O Gincana Regional conta com patrocínio do Sicredi Vale do Rio Pardo, da Faculdade Dom Alberto, da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e da Mercur, além do apoio da Gazeta Grupo de Comunicações e da Nascimento Marketing de Conteúdo e Mídias.

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Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

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