Santa Cruz do Sul

Valores e princípios do escotismo estão em exposição no Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz

Até o próximo dia 30, o Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz sedia uma exposição voltada aos cem anos da União dos Escoteiros do Brasil. Para celebrar o centenário, os grupos de escotismo local – Santa Cruz, MacLaren, Marista São Luís e Mauá e também o de Vera Cruz – levaram ao prédio uma série de objetos que evidenciam os valores e os princípios que fazem parte da atividade. 

Fotos da década de 1920, documentos históricos que registram encontros realizados há mais de um século, vestimentas e lenços ajudam a contar a trajetória do movimento. Conforme o chefe escoteiro Iury Schmidt, do grupo do Colégio Mauá, a exposição foi elaborada para apresentar à população regional o movimento escoteiro que, segundo ele, visa transformar as pessoas e o mundo em algo melhor.

LEIA TAMBÉM: Capela do antigo Santuário de Schoenstatt é declarada patrimônio histórico de Santa Cruz

Publicidade

“É uma forma de entender o que é a essência do escotismo e viver um pouco do que fazemos. A população poderá conferir itens que remontam ao primeiro movimento escoteiro de Santa Cruz do Sul até os dias atuais”, destacou. 

A chefe guia do grupo Marista São Luís, Adriana Penno Dini, responsável por mediar a mostra, afirma que todas as escolas foram convidadas a visitar e conhecer um pouco mais do movimento. “Queremos incentivar as crianças a participar porque é um movimento educacional, no qual as motivamos a buscar o seu crescimento. Além de ser um incentivo ao contato e ao cuidado com a natureza.”

LEIA TAMBÉM: Holywins 2025 será lançado no próximo domingo; veja detalhes

Publicidade

Quem esteve presente na noite de abertura da exposição, nessa quarta-feira, 2, foi Henrique Bataioli da Silva, de 9 anos. Diagnosticado com autismo de nível 2, ele participa do Grupo MacLaren há cerca de um mês. Suas atividades favoritas são cantar e passear pela natureza.

Henrique com os pais Luciano e Joelma | Foto: Julian Kober

Para os pais de Henrique, Joelma Bataioli e Luciano André da Silva, o garoto apresentou uma evolução notável desde que começou a participar. “Foi uma virada de chave. Está sendo muito bom ver ele se tornando mais autônomo”, disse Joelma.

A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 12 horas e das 13 às 17 horas. A entrada é gratuita.

Publicidade

LEIA MAIS DE CULTURA E LAZER

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Julian Kober

É jornalista de geral e atua na profissão há dez anos. Possui bacharel em jornalismo (Unisinos) e trabalhou em grupos de comunicação de diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Share
Published by
Julian Kober

This website uses cookies.