Desde que ganhou o gosto do público, as fritadeiras elétricas, mais conhecidas como Airfryer, viraram um faz-tudo na cozinha. A versatilidade nas maneiras de usar o produto é o que garante a popularidade. Usada para assar, fritar, gratinar e cozinhar, é mais fácil se questionar o que não dá para fazer no aparelho.
A resposta para essa dúvida leva em conta uma série de fatores como o peso, tamanho e consitência do alimento, além de saber se vai derreter ou não quando exposto a altas temperaturas.
LEIA TAMBÉM: Do mixer à panificadora: conheça eletrodomésticos que facilitam a vida na cozinha
Confira comidas para não levar para a airfryer:
- Alimentos leves e pequenos: folhas de vegetais, milho de pipoca e massas secas em pedaços.
- “Por conta do ar, a comida pode voar dentro da airfryer, grudar na parte elétrica e estragar o aparelho”, diz André Padilla, que tem uma série de vídeos chamada “Tudo na airfryer” no perfil do TikTok @decopadilla
- Alimentos que soltam vapor ou fumaça também podem estragar a parte elétrica da fritadeira.
- “Comidas com muita gordura, como uma peça inteira de picanha, podem soltar muita fumaça, que, então, entra em contato com a serpentina”, conta Padilla.
LEIA TAMBÉM: Vale a pena consertar eletrônicos e eletrodomésticos? Saiba como avaliar o problema
- Alimentos que são muito grandes para o cesto devem ser evitados, pois podem encostar na resistência e causar estragos.
- “Já fiz receita de galeto e, dependendo do tamanho do frango e do cesto da airfryer, é possível que encoste”, explicou o criador de conteúdo.
- Queijos e empanados não são necessariamente um problema, mas dá uma dor de cabeça limpar esses produtos.
- “Podem fazer uma sujeirona e causar muito estresse para limpar”, afirma Padilla.
LEIA TAMBÉM: Bateria vicia? Celular no arroz? Veja mitos e verdades
Materiais que são proibidos ou requerem cuidados
- Plástico: todos os fabricantes advertem, no manual do produto, para o não uso de plásticos. Este material pode derreter, danificar o eletrodoméstico e ainda contaminar a comida.
- Papel alumínio ou papel manteiga: “Assim como alimentos leves, (esses papéis) podem encostar na resistência – além de interferir no resultado do preparo, pois impedem que o ar circule adequadamente”, explica Caleb Bordi, porta-voz da Philips Walita.
- Silicone, cerâmica, metal e vidro: o vidro deve ser temperado para aguentar a alta temperatura. Outra questão é que, mesmo podendo colocar na airfryer, as assadeiras podem reduzir a circulação de ar dentro do eletro e o alimento pode não cozinhar de maneira uniforme.
LEIA TAMBÉM: Descarte de lixo eletrônico ainda é realizado de modo incorreto
Cuidados gerais
Antes de qualquer dica, a primeira e mais importante é ler o manual de instruções. Nem sempre o que é permitido em um modelo vai poder ser usado em outro. Outro cuidado importante é conservar ao máximo o revestimento antiaderente da máquina, para aumentar a vida útil do produto. “Quando se faz pão de queijo ou massa folhada – coisas que não têm uma gordurinha o suficiente para que não grude – é ideal que o antiaderente esteja intacto para que o alimento não grude antes de ficar pronto”, diz André Padilla. Por isso, o criador de conteúdo recomenda untar o cesto com uma fina camada de gordura, especialmente quando se cozinha massas ou alimentos que podem grudar.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ