Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

CASA

Do mixer à panificadora: conheça eletrodomésticos que facilitam a vida na cozinha

Foto: Rachel Claire/Pexels

Seja você um cozinheiro de fim de semana ou alguém que curte passar um tempo diário na cozinha, vai concordar: tem eletrodomésticos que facilitam – e muito – as atividades culinárias. Esses aparelhos ajudam no preparo de todo tipo de prato, desde os mais simples até os mais complicados, basta encontrar o eletro certo. Até entre os mais conhecidos há funções não muito utilizadas. Você sabia que é possível fazer bolos, massas e geleias em uma panificadora, por exemplo? E que o mixer pode substituir vários outros utensílios da cozinha? É a magia dos eletrodomésticos que facilitam a rotina.

LEIA TAMBÉM: Helena, Kelly, Bruna e Nicole: mulheres no poder

Panela de pressão elétrica

Ela pode ser uma grande aliada da cozinha, principalmente pela versatilidade e segurança que oferece. Assim como a tradicional, a panela de pressão elétrica acelera o tempo de cozimento dos alimentos, mas com a vantagem de não gastar gás e ser equipada com mais dispositivos de segurança. E ainda existe uma variedade imensa de receitas que podem ser preparadas na panela de pressão elétrica, desde carnes, arroz e legumes até sobremesas, pães e bolos.

Máquina de Waffle

Se você sempre sonhou com um café da manhã diferente, essa máquina pode ser a aquisição perfeita. Com diferentes modelos e moldes, as marcas prometem um preparo rápido, com waffles crocantes por fora e macios por dentro. É possível preparar, além do tradicional, receitas diferentes, como waffles salgados e integrais. Dá para brincar (e muito!) com a criatividade.

Torradeira

Pães torradinhos no ponto certo sem risco de queimarem – são a definição de um belo lanche para muitas pessoas. O uso da torradeira pode garantir esse preparo e facilitar o dia a dia. Diferente da sanduicheira, a torradeira é perfeita para quem gosta de comer o pão torradinho com manteiga, requeijão ou geleias. A crocância pode te conquistar!

Crepioqueira e panquequeira

A máquina prepara panquecas, crepiocas, tapiocas, omeletes e o que mais a sua criatividade permitir. A promessa é de que as massas ficam finas e crocantes com o utensílio, o que é sempre uma vantagem no preparo desses pratos. O aro de silicone que acompanha o produto garante que a massa mais líquida não escorra e o antiaderente deve facilitar a limpeza.

LEIA TAMBÉM: Michele Waechter: voluntária doa tempo, empatia e força

Panificadora

A panificadora é maravilhosa para quem adora preparar pães, massas e bolos – mas não apenas isso (dá para fazer até geleias). O eletrodoméstico promete facilidade e pouca sujeira: você só precisa adicionar os ingredientes e colocar para funcionar – ela faz todo o serviço de misturar, sovar as massas e assar. Também há uma grande variedade de funções já predeterminadas, que facilitam na hora de explorar todas as utilidades da panificadora.

Cafeteira de cápsulas

Para nutrir o amor pelo café ou começar a experimentar este mundo, as cafeteiras de cápsulas podem ser uma opção perfeita. Além de funcionarem superbem na decoração, as cafeteiras oferecem um leque maior de opções, além do tradicional, em comparação com os modelos de filtro. Alguns diferenciais são a espuminha, a praticidade e rapidez no preparo, a variedade de bebidas e, em muitos casos, o fato de não precisarem de muito espaço.

Multiprocessador

O multiprocessador é um clássico quando se fala em eletrodomésticos que integram várias utilidades. Geralmente, o multiprocessador integra liquidificador, espremedor de frutas e o processador em si (que tem acessórios específicos para fatiar, ralar, triturar etc). Ele é um curinga na cozinha e pode facilitar muito a vida, desde o momento de moer carnes até fazer aqueles chips de batata bem fininhos. Ocupa um pouco de espaço, mas vale a pena pelas diversas opções.

LEIA TAMBÉM: Astrologia: nem tudo é culpa de Mercúrio Retrógrado

Mixer

A multifuncionalidade do mixer é uma das principais vantagens do utensílio na cozinha. Em alguns casos, pode substituir liquidificador, processador ou até batedeira. O mixer pode ser usado para preparo de bebidas, caldos, sopas, molhos, musses e até bolos, em jarra, como miniprocessador e até direto na panela. Ao procurar o melhor produto, é importante levar em conta todas as funcionalidades, a potência (para preparos mais líquidos e mais pesados) e material (os com bases de inox são mais duráveis, mas mais caros).

Air fryer

Você pode conhecer como “fritadeira elétrica”, “air fryer” ou “fritadeira sem óleo”: o produto é o mesmo e tem grandes chances de facilitar a rotina na cozinha. Uma das principais e mais conhecidas vantagens de utilizar a fritadeira elétrica é, claro, a ausência do óleo na hora de cozinhar, o que, consequentemente, diminui o teor calórico dos preparos.

Pipoqueira

Seja uma tarde chuvosa ou uma sessão de cinema em casa: nem precisa de desculpa para curtir uma pipoca, né? Se você (assim como grande parte da população brasileira) já deixou a pipoca queimar na panela ou carregou no óleo e não curtiu o resultado, a pipoqueira elétrica pode ser a salvação. As principais vantagens são a praticidade e a ausência do óleo, que deixa o preparo mais saudável. Uma desvantagem bastante citada é a dificuldade de colocar sal nas pipocas feitas sem óleo (mas aí vai a dica: é só dissolver o sal em um pouco de água e borrifar nas pipocas, garante que vai ficar temperada e mantém sem gordura). Aos apaixonados por pipoca, pode ser uma bela aquisição!

LEIA TAMBÉM: Lívia Luz: artista e professora usa a música para iluminar caminhos

Sorveteira

Os apaixonados por sorvete possivelmente vão à loucura com esta opção de eletrodoméstico: a sorveteira. Apesar de demandar um investimento financeiro alto, o aparelho pode ser uma vantagem para quem curte experimentar novos sabores, já que é possível personalizar o sorvete. Há vários modelos de sorveteira (balde com gelo, tigela congelada, placa congelada e auto refrigerada), então é sempre importante pesquisar qual se encaixa nas necessidades, espaço e bolso. Na sorveteira da imagem, por exemplo, há como escolher a textura do doce entre cremosa, sorbet, frozen yogurt, gelato ou sorvete. É preciso ter em mente que ela só tem um propósito, mas ainda assim é uma opção prática para quem curte inovar.

Chaleira elétrica

Conhecida como chaleira ou jarra elétrica, ela é uma companheira fiel de muitos gaúchos. Apesar disso, ainda há muitos receios para a aquisição do eletrodoméstico. A principal vantagem é a rapidez no aquecimento da água para preparo de chás ou cafés ou, até mesmo, para o uso no chimarrão. Ela esquenta o líquido mais rapidamente em comparação ao fogão – e, considerando o preço do gás, também pode ser uma boa opção. Ainda há a vantagem de que a chaleira desliga sozinha quando a água ferve, mas é preciso ficar atento aos cuidados relacionados à energia elétrica. Por isso, vale a pena investir em um produto de qualidade, que garanta a segurança no uso.

LEIA TAMBÉM: Como lidar com a ansiedade: profissionais indicam práticas

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.