Regional

Vera Cruz avalia estragos da chuva no município

Os impactos causados pela chuva em Vera Cruz motivaram uma reunião com a equipe técnica da Defesa Civil, na segunda-feira. O objetivo foi levantar informações e documentações que embasem a análise detalhada da situação no município, especialmente em relação a danos estruturais, famílias afetadas e acessos comprometidos.

Foram solicitados relatórios sobre as condições das estradas vicinais, laudos sociais relativos a desabrigados e desalojados, além do registro de atendimentos prestados pelo Corpo de Bombeiros. Também entrou na pauta a situação da ponte que dá acesso à localidade de Linha Andréas, cuja cabeceira e estrutura de sustentação foram parcialmente danificadas pela força da água.

LEIA TAMBÉM: Elevação das águas do Guaíba chega a três metros e atinge cota de inundação

Publicidade

As chuvas que atingiram a região entre os dias 17 e 22 deste mês resultaram em alagamentos, queda de barreiras e bloqueio temporário de vias importantes, como a ERS-409. Diversas famílias precisaram deixar suas casas em razão da elevação de arroios e acúmulo de água em áreas urbanas e rurais. Nesse período, equipes de resgate trabalharam em ocorrências de risco, inclusive em apoio a municípios vizinhos.

De acordo com dados meteorológicos da região, estima-se que Vera Cruz tenha sido impactada por uma precipitação na casa dos 330 milímetros, mais do que o dobro da média histórica esperada para junho. Segundo o prefeito Gilson Becker, a mobilização da equipe técnica busca garantir respostas rápidas e seguras à população.

LEIA TAMBÉM: Locais onde serão instaladas 130 estações hidrometeorológicas começam a ser definidos

Publicidade

“Nosso compromisso é agir com responsabilidade e planejamento. Estamos reunindo os dados necessários para, junto ao Conselho de Defesa Civil, avaliarmos a possibilidade de um decreto de emergência, se for o caso. A prioridade é garantir que as famílias afetadas tenham respaldo e que o município esteja preparado para buscar os recursos necessários à recuperação dos danos”, salientou o prefeito.

Com base nos documentos solicitados, o Conselho Municipal de Defesa Civil vai avaliar os próximos passos e possíveis medidas legais que serão adotadas, em consonância com os protocolos técnicos e humanitários.

Impactos no Estado

  • Municípios afetados: 146
  • Desalojados: 7.098

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

carolina.appel

Share
Published by
carolina.appel

This website uses cookies.