ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Vice-prefeita denuncia Telmo mais uma vez ao Ministério Público

ads3

Conflito entre as duas maiores autoridades do município já dura mais de um ano

ads4

A vice-prefeita de Santa Cruz, Helena Hermany (PP), voltou a denunciar o prefeito Telmo Kirst (PSD) ao Ministério Público. Em mais um capítulo do conflito que já dura quase um ano entre as duas maiores autoridades do município, Helena pediu providências à Promotoria após Telmo demitir o assessor mais próximo dela.

A Gazeta do Sul teve acesso ao pedido, que foi protocolado no último dia 11, uma semana após a demissão de Gilberto Gil, que era assessor de apoio ao gabinete da vice-prefeita. Conhecido como Pingo e ligado à família Hermany, Gil ocupava o cargo desde 2013 e já havia sido assessor de Helena na Prefeitura entre 2005 e 2008.

ads6 Advertising

Publicidade

Lembrou, inclusive, que Cruz, que até então atuava na Secretaria de Transportes, responde por envolvimento em um esquema de supostas interferências políticas em agendamentos de consultas e exames via SUS em Santa Cruz do Sul. Essa situação levou ao ajuizamento de uma ação civil pública de improbidade administrativa no ano passado. Telmo também é réu na ação.

LEIA TAMBÉM: Pedro Garcia analisa: crise entre Telmo e Helena

ads7 Advertising

Publicidade

Na terça-feira, o promotor de Defesa Comunitária, Érico Barin, deu prazo de dez dias para que Telmo se manifeste sobre a demissão e recomendou que o ato seja revogado. Barin alegou que, embora caiba ao prefeito nomear e exonerar CCs do Município, os cargos vinculados ao gabinete de Helena “devem ser indicados ou, ao menos, chancelados pela Vice-Prefeita” e não podem ficar vinculados “meramente às vontades do Prefeito Municipal”.

Conforme o promotor, ao demitir um assessor de confiança de Helena, Telmo “possivelmente interveio indevidamente na estrutura de pessoal do Gabinete da Vice-prefeita”. Ele alertou ainda que, se Telmo não acatar a sugestão, um inquérito pode ser instaurado contra ele. Procurada, Helena Hermany não quis se manifestar sobre o assunto.

ads8 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta