Santa Cruz do Sul

VÍDEO: Cinoterapia é retomada no Hospital Santa Cruz; entenda o projeto


O projeto de Cinoterapia do Hospital Santa Cruz (HSC) foi retomado nesta sexta-feira, 25, após uma pausa que começou desde o início da pandemia, em 2020. A Cinoterapia ou Terapia Facilitada por Cães (TFC) é uma atividade que utiliza o cão como facilitador no processo terapêutico. O projeto tem o objetivo de incentivar e tratar o lado psicológico dos pacientes da casa de saúde.

Quem visitou o hospital nessa sexta foi a bombeira Safira, cachorra da raça labrador do Corpo de Bombeiros Militar do 6º Batalhão de Bombeiros Militar, de Santa Cruz do Sul. Conforme o enfermeiro Anderson Barreto de Moraes, que organiza a ação no HSC, o projeto começou pela ala de pediatria.

LEIA TAMBÉM: Cachorra Lana anima os corredores do Hospital Santa Cruz

Publicidade

“Vimos que as crianças estavam naquele ambiente estressante, e com a vinda de um cão elas conseguiram se alegrar um pouco. A gente fazia a visita de 15 em 15 dias com esse objetivo de estar proporcionando um momento descontraído, no qual as crianças possam se aproximar do cão e também para que elas possam melhorar e ficar bem”, conta.

Entretanto, com o sucesso, o projeto de Cinoterapia foi expandido também para os outros pacientes. “Não estamos fazendo somente na pediatria, vimos que é muito bom para os adultos porque muitas vezes ficam dias internados e muitos estão longe dos seus pets. No hospital, conseguem ter essa aproximação com o cão.” Além disso, agora as equipes do HSC também fazem parte do projeto. “Ampliamos para os funcionários assistenciais e administrativos porque também estamos em um ambiente estressante e vimos que o cão traz esse benefício para alegrar, de alguma forma, esse lugar”, finaliza.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.