O dia 17 de junho de 2025 é o mais chuvoso da história de Santa Cruz do Sul. Dados da estação meteorológica da Rádio Gazeta, no Centro, indicam que a precipitação chegou a 199,6 milímetros em apenas 24 horas, um recorde para o município desde o início dos registros oficiais, em 1914. Antes, a data mais chuvosa havia sido 30 de abril de 2024, quando teve início a enchente histórica, momento em que foram contabilizados 175 milímetros.
Registros encaminhados à redação do Portal Gaz mostram alagamentos em diversos pontos do município. No Bairro Várzea, especialmente nas proximidades da Rua Irmão Emílio, a Prefeitura emitiu alerta para que as famílias deixassem temporariamente suas casas, devido à alta do Rio Pardinho. Na altura da Rua Henrique Schütz, a água já chega a invadir casas.
LEIA MAIS: Famílias e animais desabrigados em função das chuvas recebem atendimento no Parque da Oktoberfest
Publicidade
Para garantir o acolhimento da população, o Pavilhão 3 do Parque da Oktoberfest está aberto e pronto para receber os moradores que precisarem de abrigo. Já o Pavilhão 2 está preparado para acolher os animais de estimação das famílias afetadas.
Vias de acesso à cidade, como a Rua Coronel Oscar Jost, no cruzamento com a BR-471, no Bairro Avenida, e o Acesso Grasel estão com grande acúmulo de água,
LEIA MAIS: Prefeitura orienta que moradores do Bairro Várzea deixem suas residências
Publicidade
Além disso, parte do Bairro Margarida teve ruas alagadas. Situação semelhante é notada no Bairro Arroio Grande, como entre a Avenida Euclides Kliemann e a Rua Barão do Arroio Grande e na esquina das ruas Santa Cecília e Antônio Kipper. No Parque da Gruta, o açude existente no local também acabou extravasando.
No Bairro Santa Vitória, moradores relatam que a ponte que faz a ligação com o Loteamento Viver Bem também teve de ser interditada. A água chegou a entrar em casas e forçou famílias a saírem.
Já no Bairro Progresso, a água também invadiu pontos como a escola de Educação Infantil do bairro e o chamado Beco do Cléber.
Publicidade
A Prefeitura salienta que as equipes seguem monitorando a situação de perto e que a medida visa garantir a segurança da população diante do risco de alagamentos. Urgências podem ser encaminhadas por meio dos telefones:
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
This website uses cookies.