Santa Cruz do Sul

VÍDEOS: Santa Cruz tem quase 200 milímetros de chuva e registra alagamentos em diversos pontos

O dia 17 de junho de 2025 é o mais chuvoso da história de Santa Cruz do Sul. Dados da estação meteorológica da Rádio Gazeta, no Centro, indicam que a precipitação chegou a 199,6 milímetros em apenas 24 horas, um recorde para o município desde o início dos registros oficiais, em 1914. Antes, a data mais chuvosa havia sido 30 de abril de 2024, quando teve início a enchente histórica, momento em que foram contabilizados 175 milímetros.

Registros encaminhados à redação do Portal Gaz mostram alagamentos em diversos pontos do município. No Bairro Várzea, especialmente nas proximidades da Rua Irmão Emílio, a Prefeitura emitiu alerta para que as famílias deixassem temporariamente suas casas, devido à alta do Rio Pardinho. Na altura da Rua Henrique Schütz, a água já chega a invadir casas.

Água começa a tomar conta de casas na Rua Henrique Schütz

LEIA MAIS: Famílias e animais desabrigados em função das chuvas recebem atendimento no Parque da Oktoberfest

Publicidade

Para garantir o acolhimento da população, o Pavilhão 3 do Parque da Oktoberfest está aberto e pronto para receber os moradores que precisarem de abrigo. Já o Pavilhão 2 está preparado para acolher os animais de estimação das famílias afetadas.

Vias de acesso à cidade, como a Rua Coronel Oscar Jost, no cruzamento com a BR-471, no Bairro Avenida, e o Acesso Grasel estão com grande acúmulo de água,

Rua Coronel Oscar Jost é tomada por grande volume de água

LEIA MAIS: Prefeitura orienta que moradores do Bairro Várzea deixem suas residências

Publicidade

Além disso, parte do Bairro Margarida teve ruas alagadas. Situação semelhante é notada no Bairro Arroio Grande, como entre a Avenida Euclides Kliemann e a Rua Barão do Arroio Grande e na esquina das ruas Santa Cecília e Antônio Kipper. No Parque da Gruta, o açude existente no local também acabou extravasando.

Veículos passam com dificuldade pela Avenida Euclides Kliemann
Cruzamento das ruas Santa Cecília e Antonio Kipper é inundado
Restaurante no Parque da Gruta chegou a ser invadido pela água

No Bairro Santa Vitória, moradores relatam que a ponte que faz a ligação com o Loteamento Viver Bem também teve de ser interditada. A água chegou a entrar em casas e forçou famílias a saírem.

Já no Bairro Progresso, a água também invadiu pontos como a escola de Educação Infantil do bairro e o chamado Beco do Cléber.

Publicidade

A Prefeitura salienta que as equipes seguem monitorando a situação de perto e que a medida visa garantir a segurança da população diante do risco de alagamentos. Urgências podem ser encaminhadas por meio dos telefones:

  • Defesa Civil: (51) 92001-3351 (WhatsApp e ligações)
  • Guarda Municipal: 153
  • Corpo de Bombeiros: 193

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.