Esportes

Zé Roberto Guimarães admite superioridade italiana após derrota do Brasil

Técnico da Seleção Brasileira feminina de vôlei, José Roberto Guimarães fez um balanço positivo da participação do Brasil na primeira semana da Volley Nations League (VNL), que terminou no domingo, 8, com a derrota por 3 sets a 0 sobre a Itália, no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. A equipe verde-amarela venceu três jogos – contra a República Tcheca, os Estados Unidos e a Alemanha – e foi derrotada pelas italianas, atuais campeãs olímpicas e da Liga das Nações.

LEIA MAIS: Zé Roberto Guimarães aprova estreia do Brasil na Liga das Nações e já foca nos EUA

“Balanço positivo na primeira semana com três vitórias e uma derrota. Falando em set, gostei só do ultimo set contra a Itália. O time mostrou um pouquinho mais de agressividade, tentou mais. Acho que a gente estava aceitando demais antes. E elas com o sistema defensivo funcionando, defesa levantando muito bola. A Itália tem um volume de jogo muito interessante. Hoje a Itália está dois patamares na nossa frente”, analisou o treinador.

Publicidade

O Brasil voltará a jogar na segunda semana da VNL em Istambul, na Turquia  entre os dias 18 e 22 de junho.

LEIA MAIS: Zé Roberto Guimarães exalta Ana Cristina após vitória do Brasil: “Tem perfil de capitã”

Ele analisou a atuação do Brasil contra as italianas e enfatizou o bom volume de jogo das italianas. “Nos dois primeiros sets principalmente o saque e o passe deixaram a desejar, consequentemente muitos erros. Tivemos uma diferença de 10 pontos nos erros. Isso é muita coisa. O volume de jogo da Itália foi muito superior ao nosso em termos de bloqueio e defesa. No terceiro set, faltou derrubar bola. Ansiedade bateu, é normal que bata, mas a gente precisa melhorar o nosso sistema defensivo. A  Itália tem hoje um volume de jogo maior do que o nosso. Elas conseguiram subir contra-atacar… A Itália subiu muito mais bola hoje. Acho que a gente jogou bem o terceiro set, melhoramos o saque. Se não fosse a mão na rede,  teríamos feito o 24º ponto (o 24 a 22 virou 23 a 23 após checagem do desafio). O importante foi ter jogado contra uma grande e ver o que precisamos evoluir”, observou.

LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.