Santa Cruz do Sul

Aapot de Santa Cruz do Sul está lotada após vinda de pacientes de Lajeado

A inundação da sede da Associação de Assistência a Pacientes Oncológicos e Transplantados (Aapot) em Lajeado afetou a rotina de tratamento de pacientes com problemas graves nos rins. Famílias do entorno dependiam das acomodações oferecidas no centro da cidade. Houve perda total de móveis, eletrodomésticos, medicações e mantimentos. Tudo está coberto pelo lodo.

A sede de Santa Cruz do Sul da Aapot precisou absorver a demanda própria e da outra unidade. A casa localizada no Bairro Arroio Grande, no auge da crise climática (logo após o feriado do Dia do Trabalho), chegou a receber 30 pessoas. O número é 87,5% acima da capacidade do local, que é de 16 pacientes e familiares. Atualmente, são 24 pessoas acolhidas.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Cruz lança programa para reconstruir a cidade após tragédia; confira

Publicidade

“Nossa missão é dar esse suporte tão necessário. Mas hoje há uma pressão sobre os estoques de mantimentos e medicações, acomodações e lavagem de roupa, bem como luz, água e gás”, alerta a assistente social da Aapot, Marliza Lopes. Foram improvisados colchões e aumentada a capacidade de ocupação em cada quarto. “Nossa equipe chega a trabalhar 20 horas por dia, direto, desde o temporal. Não é só o acolhimento, é todo o cuidado, curativos, medicamentos e deslocamentos para unidades de saúde.”

A Aapot de Santa Cruz do Sul recebeu a transferência de pacientes de São Jerônimo, General Câmara, Cachoeira do Sul, Charqueadas, Caçapava do Sul Candelária e outros. O grupo agora depende da diálise disponível nos hospitais de Santa Cruz.

LEIA TAMBÉM: Defesa Civil faz alerta para novas enchentes em Santa Cruz; veja a previsão do tempo

Publicidade

Neste momento, a prioridade é fortalecer a unidade. Todos os tipos de medicações são necessários. Entregas podem ser feitas diretamente na Avenida Euclydes Nicolau Kliemann, 1.364, no Bairro Arroio Grande. O WhatsApp é o (51) 98600 8642.

Principais necessidades

  • Doações ou empréstimos de máquinas de lavar e geladeiras são necessários para dar conta da alta demanda diária com a superlotação.
  • Materiais de limpeza são itens essenciais para uma casa que recebe pessoas em tratamento de saúde. Clorofina, sabão em pó e detergente líquido integram a lista de necessidades.
  • Produtos de higiene, como sabonete, creme dental e escova de dentes, são bem-vindos.
  • Itens de cama, mesa e banho auxiliam a rotina das famílias. Doe lençóis, toalhas, travesseiros e edredons.
  • Em alimentos, a entidade precisa de carne, verduras, legumes, leite e ovos. E também arroz, feijão, farinha de milho, farinha de trigo e bolacha.
  • O Pix da Aapot é o CNPJ 14411827000100
  • Para a unidade de Lajeado, qualquer doação para reequipar a casa chegará em boa hora.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.