Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SAÚDE

Aapot de Santa Cruz do Sul está lotada após vinda de pacientes de Lajeado

Sede em Lajeado perdeu móveis, eletrodomésticos, medicações e mantimentos

A inundação da sede da Associação de Assistência a Pacientes Oncológicos e Transplantados (Aapot) em Lajeado afetou a rotina de tratamento de pacientes com problemas graves nos rins. Famílias do entorno dependiam das acomodações oferecidas no centro da cidade. Houve perda total de móveis, eletrodomésticos, medicações e mantimentos. Tudo está coberto pelo lodo.

A sede de Santa Cruz do Sul da Aapot precisou absorver a demanda própria e da outra unidade. A casa localizada no Bairro Arroio Grande, no auge da crise climática (logo após o feriado do Dia do Trabalho), chegou a receber 30 pessoas. O número é 87,5% acima da capacidade do local, que é de 16 pacientes e familiares. Atualmente, são 24 pessoas acolhidas.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Cruz lança programa para reconstruir a cidade após tragédia; confira

Publicidade

“Nossa missão é dar esse suporte tão necessário. Mas hoje há uma pressão sobre os estoques de mantimentos e medicações, acomodações e lavagem de roupa, bem como luz, água e gás”, alerta a assistente social da Aapot, Marliza Lopes. Foram improvisados colchões e aumentada a capacidade de ocupação em cada quarto. “Nossa equipe chega a trabalhar 20 horas por dia, direto, desde o temporal. Não é só o acolhimento, é todo o cuidado, curativos, medicamentos e deslocamentos para unidades de saúde.”

A Aapot de Santa Cruz do Sul recebeu a transferência de pacientes de São Jerônimo, General Câmara, Cachoeira do Sul, Charqueadas, Caçapava do Sul Candelária e outros. O grupo agora depende da diálise disponível nos hospitais de Santa Cruz.

LEIA TAMBÉM: Defesa Civil faz alerta para novas enchentes em Santa Cruz; veja a previsão do tempo

Publicidade

Neste momento, a prioridade é fortalecer a unidade. Todos os tipos de medicações são necessários. Entregas podem ser feitas diretamente na Avenida Euclydes Nicolau Kliemann, 1.364, no Bairro Arroio Grande. O WhatsApp é o (51) 98600 8642.

Principais necessidades

  • Doações ou empréstimos de máquinas de lavar e geladeiras são necessários para dar conta da alta demanda diária com a superlotação.
  • Materiais de limpeza são itens essenciais para uma casa que recebe pessoas em tratamento de saúde. Clorofina, sabão em pó e detergente líquido integram a lista de necessidades.
  • Produtos de higiene, como sabonete, creme dental e escova de dentes, são bem-vindos.
  • Itens de cama, mesa e banho auxiliam a rotina das famílias. Doe lençóis, toalhas, travesseiros e edredons.
  • Em alimentos, a entidade precisa de carne, verduras, legumes, leite e ovos. E também arroz, feijão, farinha de milho, farinha de trigo e bolacha.
  • O Pix da Aapot é o CNPJ 14411827000100
  • Para a unidade de Lajeado, qualquer doação para reequipar a casa chegará em boa hora.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.