Geral

Após ataque cibernético, Prefeitura de Santa Cruz restabelece serviços e amplia segurança

Passadas quase duas semanas, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul vem normalizando os serviços atingidos pelo ataque cibernético sofrido na noite de 24 de janeiro. O trabalho ocorre, inclusive, aos finais de semana e está a cargo do Setor de Tecnologia da Informação (TI) da Secretaria de Planejamento e Governança.

Os primeiros sinais da invasão da rede de informática foram notados na manhã do dia seguinte. Milhões de arquivos – cerca de 8 terabytes – foram criptografados, impedindo acesso às informações neles contidas. Conforme Cristiano Fischborn, coordenador do Setor de TI, trata-se de um caso complexo, em que não existe uma regra que se aplique a todas as situações.

RELEMBRE: Prefeitura de Santa Cruz é alvo de ataque cibernético

Publicidade

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul sofreu um ataque por Ransomware, técnica em que um programa se utiliza de um vírus para criptografar – fazendo um “embaralhamento digital” de informações – todos os diretórios a que tiver acesso. A forma como isso aconteceu ainda está sendo investigada. Entretanto, é possível que tenha ocorrido através de uma máquina infectada de diversas formas, até mesmo a partir da abertura de um arquivo recebido por e-mail, informou a Prefeitura.

LEIA TAMBÉM: Fiéis pedem proteção para Nossa Senhora de Lourdes em Santa Cruz

Ao tentar abrir arquivos criptografados, confirmou-se o ataque: uma mensagem solicitava pagamento em bitcoins para tornar as informações acessíveis novamente e indicava um e-mail para contato. A Prefeitura ignorou o recado e passou a trabalhar para restabelecer a normalidade dos sistemas, ao mesmo tempo em que registrou ocorrência policial referente ao caso.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL

Ricardo Gais

Natural de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais, 27 anos, é jornalista multimídia no time do Portal Gaz desde 2023.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.