Política

Até quando é possível atualizar a biometria do título de eleitor? Veja o calendário das Eleições 2024

O ano de eleições é marcado por uma série de datas cruciais. Uma delas é o dia 8 de maio, último prazo para quem precisa fazer alguma alteração em seu cadastro eleitoral, incluindo a coleta de digitais – o cadastramento biométrico. Mesmo sendo opcional, essa ferramenta é recomendada para garantir a agilidade e eliminar filas na hora da votação. A emissão do título de eleitor também encerra nesta data.

Nos municípios do interior, os interessados podem procurar os cartórios eleitorais. Em Santa Cruz do Sul, tanto o da zona 40 quanto o da 162 ficam na Rua Ernesto Alves, 760. Informações também podem ser obtidas pelo telefone 148, ligando de todo o Rio Grande do Sul, no mesmo horário da Central de Atendimento ao Eleitor. Pela internet, as informações podem ser reunidas na plataforma JE Digital.

LEIA MAIS: Eleições 2024: conheça as principais datas e prazos das disputas municipais

Publicidade

O Estado tem 8,6 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições municipais, dos quais 1,4 milhão ainda não têm o cadastro biométrico regularizado. Pode ser feito em qualquer zona eleitoral gaúcha, mesmo que procure atendimento em uma cidade diferente daquela onde vota. Eleitores que não tenham feito o processo poderão votar neste ano, se estiverem com o título em situação regular.

Contudo, o corregedor regional eleitoral do TRE-RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes, frisa que o cadastro biométrico tem muita relevância porque facilita a identificação do eleitor e evita filas. “Então, é algo extremamente importante. E é mais importante ainda que não se deixe para a última hora.”

LEIA TAMBÉM: Juízes eleitorais de Santa Cruz participam de evento de capacitação

Publicidade

Os pleitos deste ano são para os cargos de prefeito e vereador, com votação em 6 de outubro. Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria podem ter segundo turno, no dia 27.

Datas

  • 6 de outubro: 1º turno das eleições.
  • 27 de outubro: 2º turno das eleições para municípios com mais de 200 mil eleitores.
  • 19 de dezembro: último dia para a diplomação de eleitas e eleitos.
  • De 9 de maio a 5 de novembro: fica suspenso o recebimento de solicitações de alistamento, transferência e revisão eleitoral em todas as unidades da Justiça Eleitoral e Autoatendimento Eleitoral na internet.
  • De 15 a 17 de maio: teste de confirmação para checagem das correções apontadas pelas investigadoras e pelos investigadores no Teste Público de Segurança da Urna (TPS), feito de 27 de novembro a 2 de dezembro de 2023.
  • A partir de 15 de maio: pré-candidatas e pré-candidatos poderão iniciar a arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo, desde que não façam pedidos de voto e obedeçam às regras relativas à propaganda eleitoral na internet.
  • 20 de julho: partidos, candidatas e candidatos devem enviar à Justiça Eleitoral os dados sobre recursos financeiros recebidos para financiamento de campanha eleitoral, observado o prazo de 72 horas do recebimento desses recursos, para fins de divulgação na internet.
  • De 20 de julho a 5 de agosto: partidos e federações poderão realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
  • 16 de agosto: início da propaganda eleitoral, após o prazo de registro de candidaturas. Até lá, qualquer publicidade ou pedido explícito de voto pode ser considerado irregular.

LEIA MAIS SOBRE POLÍTICA

Publicidade

Marcio Souza

Jornalista, formado pela Unisinos, com MBA em Marketing, Estratégia e Inovação, pela Uninter. Completo, em 31 de dezembro de 2023, 27 anos de comunicação em rádio, jornal, revista, internet, TV e assessoria de comunicação.

Share
Published by
Marcio Souza

This website uses cookies.