Proposta foi apresentada ontem à tarde. Segundo a Prefeitura, testes serão realizados por seis meses, sem custos para o Município / Foto: Heloísa Letícia Poll
Uma possível solução para o problema da falta de água em comunidades do interior de Santa Cruz do Sul esteve em pauta na tarde da última terça-feira, 17, no Palacinho. Durante a reunião, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade apresentou o Projeto Piloto Estação Meteorológica e Automatização de Caixas d’água. Estiveram presentes os subprefeitos de Rio Pardinho, Boa Vista, Alto Paredão, Linha Santa Cruz e Monte Alverne, entre outras figuras políticas e efetivo da Prefeitura.
Numa parceria público-privada com a Suprema Soluções Empresariais, de Lajeado, serão instalados equipamentos, no primeiro momento, em Cerro Alegre e Linha Júlio de Castilhos (Monte Alverne). Segundo a titular da pasta, Prissila Bordignon, os testes ocorrerão por seis meses, sem custos para o Município. Caso o resultado seja positivo, a ideia é debater a ampliação e implantação do sistema.
LEIA TAMBÉM: Ator Francisco Cuoco morre aos 91 anos
Publicidade
A automação, conforme a Prefeitura, tem como principal objetivo otimizar o abastecimento nas localidades. Além disso, junto a esse sistema haverá uma estação meteorológica. As informações, por sua vez, serão atualizadas de 30 em 30 segundos. “Saber do problema antes do consumidor abrir a torneira e ver que faltou água é necessário. Assim, ganhamos tempo para resolver a situação”, disse Prissila.
No encontro, a presidente da Câmara de Vereadores, Nicole Weber Covatti, lembrou que o tema é debatido há anos pelo Legislativo. “Nós percebemos nesse projeto uma possibilidade de o problema ser resolvido. Que o interior pare de sofrer tanto com a falta de água.” O prefeito Sérgio Moraes também destacou a importância do trabalho. “Nós apenas precisamos ter uma noção do investimento necessário. Se o teste for positivo, quem sabe poderemos ter uma futura licitação na área.”
LEIA TAMBÉM: Defesa Civil coordena retorno gradual de moradores às suas casas
Publicidade
O sistema integrado a ser instalado nas comunidades visa minimizar impactos ambientais e otimizar recursos. Por meio dele é possível monitorar a qualidade da água, o nível dos reservatórios e o controle de motores, além de acessar previsões meteorológicas.
Segundo o coordenador da Suprema Soluções Empresariais, Clodoaldo Santos da Rosa, as informações do projeto-piloto serão monitoradas em conjunto com a Prefeitura. “Elas podem ser acessadas via celular ou pelo computador. Além disso, uma equipe técnica será enviada para realizar manutenção a cada 30 dias.”
LEIA TAMBÉM: “Canalização das sangas deve ser revisada”, diz prefeito após água atingir áreas nunca alagadas
Publicidade
O software também permitirá a geração de relatórios de forma rápida para prevenir incidentes e auxiliar na tomada de decisões das autoridades. O sistema de monitoramento climático é uma solução para coletar e analisar dados meteorológicos, como chuva acumulada, temperatura, direção e velocidade do vento e previsão para cinco dias.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.