Com a trégua nas chuvas e o nível do Rio Pardinho em tendência de baixa, a Defesa Civil de Santa Cruz do Sul começou a articular, nesta quinta-feira, 19, o retorno gradual de famílias desalojadas às suas residências. A informação foi confirmada pelo coordenador da Defesa Civil do município, coronel Cesar Bonfanti, em entrevista concedida no Centro de Eventos do Parque da Oktoberfest.
Segundo Bonfanti, as ações do dia foram definidas em uma reunião na manhã desta quinta, com a presença do prefeito Sérgio Moraes, do vice-prefeito Alex Knak, de secretários e servidores municipais. “Nós iniciamos com uma reunião para montar a estratégia do dia, com os trabalhos e tarefas a serem realizados”, explicou.
LEIA TAMBÉM: “Canalização das sangas deve ser revisada”, diz prefeito após água atingir áreas nunca alagadas
Publicidade
Com a previsão de chuva leve para os próximos dias e sinais de que o nível do rio está recuando, a Defesa Civil observa o início da volta à normalidade em alguns pontos da cidade. “Nós iniciamos com 7,62 metros, passou para 7,58. Os moradores estão nos relatando que o nível do Rio Pardinho já está baixando. Essa é a tendência que estamos verificando”, afirmou. Ainda conforme Bonfanti, famílias do Bairro Várzea, principalmente das partes mais altas, começaram a retornar para suas casas nesta quinta-feira. A condução está sendo realizada com o auxílio de micro-ônibus da Secretaria de Educação.
Outro ponto de atenção segue sendo o bairro Belvedere, onde um deslizamento de terra foi registrado na quarta-feira, 18, e resultou na interdição da Rua João Werlang. De acordo com o coordenador, o trecho, que chegou a ser totalmente bloqueado, passou a operar com interdição parcial. “Estamos monitorando juntamente com a Secretaria de Segurança. É uma área de preocupação nossa e continua sob observação”, destacou.
LEIA TAMBÉM: Estado lança programa em prol da empregabilidade
Publicidade
Bonfanti reforçou o compromisso da Defesa Civil em manter a comunidade informada e atualizada sobre as próximas ações. “É importante a gente sempre levar as informações mais precisas para a nossa comunidade”, concluiu. A equipe da Defesa Civil permanece acompanhando a situação nos bairros atingidos, avaliando riscos e prestando apoio às famílias afetadas pelas chuvas desta semana.
*Colaborou Jaime Fredrich
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade