No fim de julho, avaliação era de que obra estava 70% concluída. Ela tem previsão contratual de término no dia 22 de setembro
A obra que tem modificado o perfil da Rua Marechal Floriano – considerada polo comercial no centro de Santa Cruz do Sul – está dentro do prazo definido pelo contrato da Prefeitura com a empresa AD Construtora e Urbanizadora Ltda. A previsão é de que seja entregue no dia 22 de setembro.
O Município entende que possa ir um pouco adiante do que foi estabelecido, em razão de contratempos como a questão das tipuanas, que demandou novos estudos e elaboração de laudos e relatórios para o Ministério Público e o setor ambiental da administração. “As duas quadras foram feitas, praticamente, entre o Carnaval e a Oktoberfest. Mesmo que precise de mais alguns dias, não dá para se falar em atraso, porque tivemos aquela situação no início da obra”, afirma o secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, Vanir Ramos de Azevedo.
LEIA MAIS: Iniciadas as obras na última quadra do projeto de revitalização do Calçadão da Floriano
Publicidade
Ele reforça que a avaliação do andamento da obra é feita a cada fim de mês. A que foi apresentada pela empresa nos últimos dias de julho dava conta de que havia chegado aos 70%. Das duas quadras que estão sendo modificadas, a primeira está praticamente concluída. “Faltam apenas alguns detalhes naquelas pedras pequenas. Os arcos estão colocados e a iluminação também”, frisa.
Na quadra final, entre as ruas Ramiro Barcelos e Júlio de Castilhos, falta a calçada do lado direito (junto à Praça Getúlio Vargas) e boa parte do lado esquerdo, além de alguns ajustes no pavimento, que serão feitos. Como acréscimo, diz Azevedo, serão instaladas 49 lixeiras padronizadas. O Município definiu a colocação desses equipamentos e deve contemplar as outras quadras que foram feitas em momento distinto, pois foi percebida a falta.
LEIA MAIS: Tipuana é suprimida em nova etapa da obra do Calçadão da Floriano
Publicidade
O secretário reforça que depois da infraestrutura ainda será feita a ornamentação, com colocação de folhagens e vasos. “Assim, quanto mais próximo da Oktoberfest, melhor. Temos como meta com a construtora e nos confirmaram que vai ocorrer.”
Como a expectativa é de que esteja concluído para a Festa da Alegria, não deve haver contratempos quanto à realização dos tradicionais desfiles. Antes disso, porém, ocorrerão as paradas relacionadas à Semana da Pátria, no dia 7 de setembro, e à Revolução Farroupilha, no dia 20 do mesmo mês.
LEIA MAIS: Google Maps mostra ponto onde tipuanas foram removidas em Santa Cruz
Publicidade
No primeiro caso, explica Azevedo, a fiscalização de trânsito definiu que será a partir da esquina da Marechal Floriano com a Júlio de Castilhos, já sobre a primeira quadra que recebeu intervenções nessa fase. Quanto ao evento tradicionalista, ocorrerá por toda a via, pois a pista estará liberada integralmente. Atualmente, o fluxo de veículos tem sido permitido em horários de pico.
As obras de revitalização do Calçadão da Rua Marechal Floriano foram divididas em dois trechos. O primeiro foi concluído na gestão passada, entre as ruas 28 de Setembro e 7 de Setembro. A segunda fase é entre a Ramiro Barcelos e a 28 de Setembro.
A primeira ação da empresa – retirada dos blocos de pavimentação e das calçadas – foi a mais lenta, de acordo com o secretário. Depois o andamento tem ficado dentro do previsto. O valor total, conforme o contrato inicial, é R$ 3,197 milhões, com recursos do programa de Financiamento à Infraestrutura e Sanemento (Finisa) IV.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.