ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Dia do Empreendedorismo Feminino: mulheres já respondem por quase 50% dos negócios

ads3

Carine e Daiane: mulheres estão cada vez mais presentes no mundo dos negócios e também buscam informação e capacitação | Foto: Luiza Pretzel/Divulgação

ads4

Uma data para encorajar as mulheres a liderarem seus próprios negócios, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino é celebrado nesta sexta-feira, 19. Criado em Santa Cruz do Sul em 2017, o Grupo Empodere tem como objetivo fomentar a criação e manutenção de negócios femininos. Em cinco anos de atuação, a iniciativa ajuda as empreendedoras a construir negócios duradouros e conquistar os resultados sonhados, e recentemente lançou também uma casa com soluções para empresárias e um clube de assinaturas com conteúdo e networking.

De acordo com a treinadora de vendas Carine Andrade, as pesquisas apontam que o número de mulheres empreendedoras já passa de 30 milhões no Brasil, o que representa quase 50% dos empreendimentos no País. Na pandemia, muitas profissionais que perderam seus empregos e tiveram salários reduzidos acabaram buscando uma forma de renda, de se realizar e fazer o que sempre tiveram vontade. “A gente acredita que o empreendedorismo feminino é muito importante porque o olhar das mulheres tem trazido um prisma diferente para o mundo dos negócios”, relata.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS: Empreendedorismo feminino: inspirações para enfrentar os desafios

Daiane e Carine relatam que as principais dificuldades enfrentadas pelas mulheres que empreendem são a falta de incentivo, principalmente das pessoas mais próximas; a insegurança e as autocobranças excessivas. Muitas empresárias acham difícil conciliar os papéis de mãe, esposa e empreendedora e se sentem sozinhas no mundo profissional. Uma das dicas do Empodere é que elas tenham um foco no fortalecimento da mentalidade. No entanto, apesar de a maioria trabalhar sozinha nessa gestão, as mulheres não relatam problemas para encontrar financiamentos e linhas de crédito, por exemplo.

O papel do Empodere nesse sentido surge da percepção de que empreender é diferente para as mulheres. “Quando é uma mulher empreendedora são vários pilares – autoestima, cuidado com ela mesma, realização profissional, família, relacionamento. Todos esses pilares importam, não só os negócios.” O grupo pretende criar um ambiente seguro, onde é possível encontrar outras pessoas que passam pelos mesmos problemas e sair empoderada e fortalecida para construir negócios sólidos.

ads7 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta