Santa Cruz do Sul

Estado estima prejuízo de R$ 100 milhões em áreas afetadas pela chuva

Um levantamento preliminar estima que o Rio Grande do Sul contabiliza cerca de R$ 100 milhões de prejuízo nas áreas afetadas pela chuva. O dado foi compartilhado em uma reunião na manhã desta quarta-feira, 1º, do Gabinete de Crise estadual.

O grupo composto por secretários e representantes das forças de segurança, sob a liderança do vice-governador Gabriel Souza, confirmaram que a instabilidade climática deve continuar ao longo da semana e alinhou o plano de ação que será executado nesta quarta.

LEIA TAMBÉM: Primeira vítima da enchente em Rio Pardinho é identificada

Publicidade

Condição meteorológica

Segundo o boletim da Sala de Situação, a previsão indica aumento do volume de chuvas nas regiões Noroeste, Centro, Sul e Grande Porto Alegre. O principal reflexo é a elevação do nível dos rios Caí e Taquari, que já ultrapassaram a cota de inundação em todas as estações monitoradas pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).

A instabilidade persistente no Estado, ocasionada por uma região de baixa pressão atmosférica estacionada em seu território, deve deslocar-se para a Serra e o Litoral Norte a partir de quinta-feira , 2. No sábado, 4, a frente fria deverá avançar em direção à divisa com Santa Catarina, com consequências para o nível do rio Uruguai.

LEIA TAMBÉM: Mais dois helicópteros devem chegar à região para auxiliar nos resgates

Publicidade

Resgates e infraestrutura

Desde a noite dessa terça-feira, 30, aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) estão em operação no Estado, dentro das condições meteorológicas viáveis, para buscar famílias ilhadas, com foco nas cidades de Candelária, Santa Cruz do Sul e Sinimbu, onde a situação é mais crítica. Até a manhã desta quarta-feira, a Defesa Civil registrou mais de 130 pedidos de resgate.

O Corpo de Bombeiros também está operando com mais de 300 oficiais nas áreas isoladas, contando com o auxílio de 27 embarcações para agilizar o acesso às regiões afetadas.

LEIA TAMBÉM: Pista da ERS-418 desmorona e bloqueia acesso a Monte Alverne

Publicidade

O impacto na infraestrutura rodoviária é considerado sem precedentes pela Secretaria de Logística e Transporte (Selt), com dezenas de pontos de bloqueio total em estradas no Estado, prejudicando a operação de mais de 100 linhas de ônibus intermunicipais.

Atendimento em saúde

A equipe da Secretaria da Saúde (SES) providenciou o envio de geradores para suprir a falta de energia elétrica em unidades de atendimento dos municípios de Santa Teresa e Sinimbu. A pasta também atua no monitoramento de hospitais com risco de alagamento e orienta as equipes para o deslocamento de pacientes para unidades de saúde próximas ou áreas mais seguras dentro do prédio.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Paula Appolinario

Share
Published by
Paula Appolinario

This website uses cookies.