Santa Cruz do Sul

Estudos vão avaliar capacidade do Lago para abastecer Santa Cruz

Avaliações acerca da água consumida pela população santa-cruzense e quanto à capacidade do Lago Prefeito Telmo Kirst pelos próximos anos estão sendo realizadas pela Corsan/Aegea. Desde o início do ano, a Prefeitura tem feito cobranças por mais agilidade em obras e soluções de problemas como as interrupções no abastecimento. 

O trabalho relacionado ao reservatório deve começar nos próximos meses. Segundo o diretor executivo da regional Centro da Corsan, Alexandre Barradas, no momento a vazão do Rio Pardinho quanto à reservação do Lago tem condições de abastecer o município no curto e médio prazo. “Mas, de fato, há essa necessidade de se pensar a longo prazo”, disse.

Ele lembrou que a concessionária estará em Santa Cruz pelo menos. até 2062 em razão do contrato firmado com o Município. “É muito legítima a preocupação do prefeito em pensar no futuro do abastecimento. E nós também já temos essa preocupação sobre o futuro de, no mínimo dez, 15 anos para frente, para atender a população que não para de crescer.”

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Iniciado em meados de fevereiro, outro trabalho que deve estar concluído nas próximas semanas vai retratar a condição do Lago, após a proliferação de algas no verão. Segundo Barradas, tudo indica que a enchente foi o maior causador do problema que alterou o gosto e aroma da água, empobrecendo o solo, e transportando para o local matéria orgânica.

“O que nós queremos agora é que não haja proliferação das algas. É um trabalho preventivo. Dependendo dos resultados, vamos tomar as ações necessárias para passarmos o próximo verão mais seguros. E apesar do estudo não estar pronto, temos soluções que já foram adotadas em outro momento.”

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O encontro que tratou desses assuntos ocorreu nessa quarta-feira, 11, pela manhã, na Prefeitura, e contou ainda com a presença do gerente institucional da Corsan, André Finamor, e do vice-prefeito Alex Knak. Este também apresentou uma demanda ligada à turbidez da água em dias de chuva, na área urbana do distrito de Monte Alverne. A secretária de meio ambiente de Santa Cruz, Prissila Bordignon, citou o funcionamento do canal de comunicação colocado à disposição do município, possibilitando o contato entre comunidade e companhia. Também ressaltou o plano para automatização de caixas d’água que apresentam dados como qualidade e quantidade de água disponível em épocas de estiagem. Também participaram da reunião o coordenador da Defesa Civil, César Bonfanti, que recebeu 30 jaquetas para uso pelo departamento, e o líder de governo na Câmara, Edson Azeredo (PL). 

Reunião entre Prefeitura e Corsan avaliou prestação do serviço nos últimos seis meses | Foto: Rodrigo Assmann

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Nova ETA

A presidente da Corsan, Samanta Takimi, confirmou para fim de julho a entrega da nova estação de tratamento. Segundo ela, a obra vai garantir segurança operacional para atender todo o município. A estrutura fica no Bairro Bom Jesus e está na etapa final, mas ainda aguarda pelas ligações elétricas por parte da RGE. 

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Canal de comunicação agiliza atendimento aos usuários

Durante o encontro no Salão Nobre do Palacinho, o prefeito Sérgio Moraes e a presidente da Corsan/Aegea, Samanta Takimi, também trataram sobre as atividades desenvolvidas nos últimos seis meses. O chefe do Executivo salientou que a relação com a empresa tem melhorado, sobretudo no que diz respeito ao atendimento aos usuários.

“Desde o primeiro dia que chegamos aqui, notamos uma calamidade no que diz respeito ao abastecimento. Jogamos pesado com a Corsan em defesa da comunidade e hoje temos uma água de melhor qualidade, atendimento mais ágil, o que também se deve bastante a esse canal que implantamos”, ressaltou Moraes.

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A afirmação do prefeito está relacionada ao telefone disponibilizado pela Prefeitura para contato em caso de problemas relativos à Corsan. “Antes as pessoas precisavam ligar para um 0800 de Porto Alegre, e muitas vezes o retorno não chegava. Hoje quem contata a Corsan somos nós da Prefeitura. Mas tem que melhorar mais.” Moraes disse que as cobranças têm sido diárias para qualificar os serviços.

A presidente da companhia, Samanta Takimi, enfatizou que as reclamações são um termômetro da atuação. Além disso, acrescentou que há dificuldade quanto à mão de obra. “O trabalho em conjunto com o município nos últimos meses tem sido crucial para mitigar os problemas. Não queremos ser problema para a Prefeitura, mas sim solução.”

Contato

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O número de telefone disponibilizado pela Prefeitura para sanar dúvidas e buscar a solução de problemas com a Corsan é (51) 99783 3443. Ele está disponível tanto para ligação como contato via WhatsApp.

Água encanada

No início da tarde, os representantes da Corsan visitaram a moradora do Bairro Santuário Diva Spies, que aguardava há mais de dez anos pela água encanada em sua casa. Após pedido da Prefeitura, a companhia implantou 100 metros de canalização pelo método não destrutivo (MND), por baixo da BR-471, para abastecer a família de Diva. O investimento foi de aproximadamente R$ 90 mil.  

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Vanessa Behling

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