ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Ex-prefeito Elemar Gruendling faria 100 anos nesta segunda-feira

Locutor, Maçarico anunciou o fim da guerra

Se ainda fosse vivo, o ex-prefeito Elemar Gruendling (MDB) estaria completando 100 anos nesta segunda-feira. Nascido em 3 de janeiro de 1922, no então distrito de Vila Teresa (hoje Vera Cruz), ele dirigiu Santa Cruz do Sul de 1973 a 1977.

Maçarico, como era chamado, era muito conhecido na cidade mesmo antes da política. Dono de uma voz potente, foi um dos locutores do Som Azul – A Voz do Poste, sistema de alto-falantes que transmitia músicas, avisos e notícias para o público que transitava pelo Centro. Inclusive, coube a ele, em 1945, anunciar o final da Segunda Guerra Mundial, fato muito comemorado pela população. No ano seguinte, com a inauguração da Rádio Santa Cruz, foi contratado como locutor e ator das radionovelas.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Plenário da Câmara de Santa Cruz agora leva o nome de Nilton Garibaldi

Publicidade

Mais tarde, abriu loja de eletrodomésticos, fogões, tintas e outros. Como empresário, fundou e foi o primeiro presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Também foi fundador e teve intensa participação na diretoria do Corinthians, onde liderou a construção do complexo de piscinas, um dos primeiros da região.

Um político de oposição

Gruendling entrou na política em 1968, período do bipartidarismo implantado pelo regime militar, e elegeu-se vereador pelo MDB (oposição à Arena). O partido conquistou três vagas na Câmara (Elemar, Flávio Esteves Falleiro e Isaura Molz), enquanto a Arena garantiu dez cadeiras.

Publicidade

Em 1972 concorreu a prefeito, tendo como vice Ruben Kaempf. Na época, os partidos podiam apresentar dois candidatos a prefeito com seus respectivos vices. Para a legenda dois, o MDB apontou Julio de Oliveira Vianna e Karl Budiner de vice. 

Publicidade

Com divergências internas, a Arena concorreu com apenas uma legenda, tendo Jurgen Klemm na cabeça e José Avelino dos Santos como vice. Os candidatos emedebistas somaram 14.733 votos, contra 14.039 da Arena. Com isso, o MDB conquistou a prefeitura e Gruendling, o mais votado da legenda (7.696 votos), tornou-se prefeito. 

Sua vitória, com muitos votos de arenistas descontentes, foi considerada a maior zebra da história das eleições em Santa Cruz, pois a Arena era um partido forte e muito alinhado com o governo militar e com a administração estadual.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Ex-presidente da Câmara de Santa Cruz, Rubem Sérgio Borba morre aos 87 anos

Publicidade

Saiba mais

Governo técnico

A passagem de Maçarico pela administração não foi fácil, pois sofreu oposição cerrada da Arena, que tinha 11 vereadores contra seis do MDB. Mesmo assim, empenhou-se em cumprir seus compromissos de campanha, especialmente no sentido de dotar a Prefeitura de uma organização administrativa e de preparar a cidade para o futuro. 

Dentro desses propósitos, criou a Secretaria de Planejamento e instituiu o primeiro plano diretor de Santa Cruz, o qual contemplava também o primeiro plano viário da cidade. Sua intenção de deixar as propostas prontas para seu sucessor acabou barrada pelo Legislativo.

Ensino Superior

Publicidade

Publicidade

O pavilhão central abrigou salas de aula e os andares superiores absorveram os demais setores administrativos, laboratório, biblioteca, secretaria e sala de professores. Enquanto garantia uma sede temporária para as Faculdades Integradas, destinou 10% do orçamento da Prefeitura para construir o prédio próprio da entidade, na Rua Coronel Jost, que foi doado à Apesc. Lá, por muitos anos, funcionaram os cursos superiores. Elemar foi casado com Gertha Gruendling (hoje com 92 anos) e deixou os filhos Marilena, Carlos Roberto e Ricardo. Ele faleceu em 25 de março de 1993.

LEIA MAIS: Parque da Fenaf foi o primeiro campus da Unisc

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta