ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Memória: chaminé da Souza Cruz foi um dos símbolos do progresso de Santa Cruz

ads3

Antiga Souza Cruz no centro da cidade. Ao fundo, a chaminé e a caixa d’água | Foto: Acervo Luiz Kuhn/Arquivo Gazeta do Sul

ads4

Com o início da demolição, a antiga chaminé da Souza Cruz voltou às manchetes. Por isso, vamos recuperar a coluna de 2017 que tratou dessa construção e do reservatório de água que fica ao lado.
A Cia. Brasileira de Fumo em Folha (Souza Cruz) chegou a Santa Cruz em 1917. Entre as construções iniciais, destacam-se a gigantesca chaminé de tijolos à vista, para exaustão da fornalha. Ao lado, está o reservatório de água.

Armindo Thier fazia a manutenção | Foto: Arquivo da família

De ferro fundido, ele veio da sede da British American Tobacco (BAT), na Inglaterra. Durante anos, a torre, com quase 90 metros, foi uma referência: era o ponto mais alto de Santa Cruz e podia ser vista de qualquer lugar da cidade. Armindo Thier, ex-chefe de manutenção da empresa, contou que havia escalado a chaminé e a visão do alto era fantástica.

ads6 Advertising

Publicidade

Além do reservatório de água de forma arredondada (ainda de pé), havia um quadrado (também importado e de ferro) e outro de alvenaria. Esses dois já foram demolidos. Todos eram interligados com a piscina que ficava de frente para a Rua Felipe Jacobus.

A Souza Cruz deixou a área central da cidade em 1996. A chaminé e reservatório foram eleitos pelo artista Hildo Paulo Müller para simbolizar o desenvolvimento industrial do município. Eles estão retratados no Monumento do Imigrante, na praça do entroncamento das ruas Marechal Floriano e Galvão Costa.

ads7 Advertising
LEIA MAIS COLUNAS DE ZÉ BOROWSKY

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta