José Augusto Borowsky

Memória: Hotel Charrua foi construído visando a Fenaf

O ano de 1966 foi de intensas movimentações em Santa Cruz do Sul em preparação à 1ª Festa Nacional do Fumo (Fenaf), realizada de 15 de outubro a 6 de novembro. E um dos momentos mais festejados foi a inauguração do Hotel Charrua, em 5 de outubro. Na próxima sexta-feira, o empreendimento comemora 57 anos.

Dotar a cidade de um hotel de classe internacional, para receber visitantes e autoridades, era uma necessidade para a Fenaf. Em 1955, quando iniciou a discussão em torno da realização de um grande evento no município, o empresário Rolf Loewenhaupt liderou a criação de um consórcio para a construção do Cine Hotel Victória, na esquina das ruas Marechal Floriano e 7 de Setembro. 

LEIA TAMBÉM: Memória: pavimentação do Aeroporto marcou aniversário de 106 anos de Santa Cruz

Publicidade

Os trabalhos andavam de acordo com a captação dos recursos e, por isso, enfrentavam momentos de lentidão. Em 1959, ficou pronto o térreo, onde foi instalado o Cinema Victória, com frente para a Rua 7 de Setembro. Em 1960, ingressaram na direção do grupo os empresários Jorge Hoelzel, Montague Couldrey e Walter Hennig, que deram um novo impulso às obras.

No início de 1966, a construção estava adiantada, mas não seria possível concluí-la até o começo da festa. Com isso, o consórcio vendeu o empreendimento para a Refinaria de Petróleo Ipiranga, que estava investindo no segmento hoteleiro.

LEIA TAMBÉM: Confira os anúncios mais curiosos já veiculados na Gazeta do Sul

Publicidade

A Ipiranga assumiu e garantiu a conclusão até a Fenaf. Sem carência de recursos, em 120 dias estava tudo pronto. O engenheiro foi Carlos da Fonseca, que contou com o respaldo da construtora Lux & Kothe, de Santa Cruz.

A inauguração foi em 5 de outubro de 1966, dez dias antes da abertura da Fenaf. O nome Cine Hotel Victória mudou para Hotel Charrua. Para mostrar a satisfação da comunidade, a Câmara concedeu o título de Cidadão Santa-cruzense ao presidente da Ipiranga, Francisco Martins Bastos. Hoje, o hotel pertence a empresários da cidade e passou por ampliações e modernizações.

Pesquisa: Gazeta do Sul

Publicidade

LEIA MAIS TEXTOS DE ZÉ BOROWSKY

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.