Na forte chuva registrada em 2020, estacionamentos de prédios alagaram. Demanda é pela instalação de nova rede de escoamento
Moradores do Bairro Santo Inácio aguardam, há quase 13 anos, por melhorias na canalização pluvial da Rua Deputado Germano Hasslocher, nas proximidades do Shopping Santa Cruz. A demanda é para a instalação de uma rede maior de escoamento para receber a água da chuva, já que atualmente a estrutura existente não suporta, por ser pequena.
A mobilização teve início em dezembro de 2011, após chuvas torrenciais que causaram problemas aos moradores da região. Na última enxurrada, em 2020, o local foi novamente afetado, com estacionamentos de prédios e casas alagadas.
LEIA TAMBÉM: Um ano depois do temporal, moradores ainda se recuperam das perdas sofridas
Publicidade
O morador Ernani Keller, de 60 anos, que está à frente da mobilização, diz que se buscou um acordo com a Prefeitura para realizar o serviço em forma de parceria quando sua construtora iniciou a obra de um novo prédio no local. “Apresentamos um projeto para que essa canalização fosse desviada até a Sanga Preta, mas não obtivemos êxito nestes anos de conversa”, enfatiza.
Com toda a documentação em mãos, o aposentado destaca que um novo protocolo junto à Secretaria de Obras e Infraestrutura foi aberto em fevereiro deste ano. A empresa de Keller até chegou a elaborar o projeto em 2013 para que fosse feita uma canalização no local. “Oferecemos arcar com os custos dos canos. O tempo passou e não foi feito. Como ficamos sem alternativas por causa da obra do prédio, fizemos a canalização atual, que passa por baixo da estrutura, mas ela não dá conta quando chove muito”, explica Keller.
LEIA TAMBÉM: Estudo sobre alagamentos deve resultar em ações para garantir a drenagem
Publicidade
A história ganhou mais um capítulo em 2021, quando os moradores da área acionaram o Ministério Público (MP) para que o órgão buscasse encontrar uma solução entre as partes envolvidas. “Aguardamos até hoje”, lamenta. O promotor de Defesa Comunitária de Santa Cruz do Sul, Érico Barin, em contato com a Gazeta, informou que o Ministério Público ingressou com uma ação judicial contra o Município e já possui a sentença condenatória para resolver o problema dos moradores da Rua Deputado Germano Hasslocher.
Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria de Obras e Infraestrutura informou que está tratando desta situação com muita dedicação e cautela para que eventos como estes não ocorram mais.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
This website uses cookies.