Agronegócio

Na produção e no transporte, a escolha pelo tabaco

Há quase duas décadas, o produtor Vanderlei Armindo Laufer, de 53 anos, morador de Linha Arroio do Tigre, no distrito de Monte Alverne, em Santa Cruz do Sul, concilia o trabalho na lavoura de tabaco com o de transportador. A renda obtida através da cultura, no caso dele, é dupla: primeiro pelo cultivo, depois pelo transporte da produção para a indústria de beneficiamento. No que se refere à dedicação, idem.

Tanto no preparo da terra e das plantas – desde a fase da semeadura das mudas até a colheita e secagem das folhas –, quanto no preparo das cargas que são transportadas a indústrias de Santa Cruz e Venâncio Aires, o comprometimento é o mesmo. Na lavoura e no volante, Laufer se diz orgulhoso do trabalho que realiza. Com ele, a esposa Sidônia, de 50, e o filho caçula, Djonatan, de 19, dividem os afazeres na propriedade e, sobretudo, o interesse pela cultura do tabaco.

LEIA MAIS: Produtor de tabaco: protagonistas do campo

Publicidade

O casal plantou 60 mil pés para a safra 2024/25 – 10 mil a mais do que para a anterior – e tem a estimativa de colher em torno de 17 fornadas. Contando com a ajuda de Djonatan, Vanderlei e Sidônia já colheram três estufas do fumo baixeiro. Eles mantêm a expectativa inicial de uma boa produção, como a que motivou o aumento da área plantada para o atual período. Laufer conta que possui duas estufas convencionais para a secagem das folhas e quatro caminhões para transportar o fumo das propriedades até a indústria.

Produtor e transportador da CTA-Continental, de Venâncio Aires, ele faz o transporte de fumo seco e dos insumos que a empresa fornece aos seus produtores. O trabalho que desenvolve tem garantido não só o sustento da propriedade e da família, mas também tem despertado a atenção do filho, que manifesta a vontade de “seguir seus passos”. “Ele tem ajudado na produção do tabaco e já quer tirar Carteira de Habilitação para caminhão; quer ser transportador e fala em seguir esse mesmo caminho”, conta Laufer, evidenciando que a sucessão, ao menos no volante, já está garantida.

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE AGRONEGÓCIO

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.