José Augusto Borowsky

“No tempo do onça”, sociedades eram importantes para a comunidade santa-cruzense

Na semana passada, relembramos a fundação de antigas sociedades na cidade e no interior de Santa Cruz, conforme pesquisa no arquivo da Gazeta de 24 de dezembro de 1948. Nesta segunda-feira, 11, destacamos mais curiosidades da reportagem.

A participação nas sociedades de tiro ao alvo, cavalaria, damas, bolão e outras, era tão importante que as famílias economizavam, durante o ano, para se apresentarem bem nos eventos. O traje do competidor devia ser bem cuidado e o cavalo recebia uma encilha especial.

LEIA MAIS: “No tempo do onça”, como eram as diversões dos primeiros imigrantes alemães?

Publicidade

Para ser admitido como sócio, a condição básica era ter uma conduta moral ilibada. Havia casos de pais que só autorizavam o contrato de casamento da filha se o rapaz participasse ou aceitasse participar de uma sociedade de tiro ou cavalaria.

Os sócios, todos agricultores, rivalizavam entre si de forma sadia. Disputavam para ver quem teria o porco mais pesado para carnear no final do ano e quem possuía a propriedade mais bem cuidada. Constituía-se em decepção receber a visita de um companheiro e não ter uma plantação bonita para mostrar.

A Sociedade de Cavalaria Ulanos (Ulanenclub Santa Cruz), fundada na cidade em janeiro de 1885, era muito conhecida e admirada pelo garbo e cuidados com o uniforme e com os animais. Ela originou mais duas, em Rio Pardinho (1888) e Ferraz (1892). 

Publicidade

Mulheres tinham grupos próprios e até realizavam competições de tiro

LEIA TAMBÉM: Caixa Econômica Federal completa 70 anos em Santa Cruz; veja detalhes da inauguração

Praticamente todas as comunidades possuíam sua sociedade de tiro ao alvo (Schuetzenverein) e de cavalaria (Cavallerie Club). Estas promoviam competições de tiro, lança e argola. Mas havia outras, como de bolão e canto, por exemplo.

Os professores Hardi Marti (já falecido) e Maria Hoppe Kipper possuem estudos sobre as sociedades. Como muita documentação delas foi perdida durante o Estado Novo, pode haver diferenças em relação às datas de fundação.

Publicidade

LEIA MAIS TEXTOS DE ZÉ BOROWSKY

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.