Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MEMÓRIA

“No tempo do onça”, como eram as diversões dos primeiros imigrantes alemães?

Foto: Banco de Imagens/Gazeta do Sul

Encontro de atiradores, na Várzea, costumava reunir sociedades de todo o município

A importância da vida social em Santa Cruz, a partir da chegada dos primeiros imigrantes alemães em 1849, foi tema de pesquisa da Gazeta em dezembro de 1948. Os encontros das sociedades eram as únicas diversões “no tempo do onça”, como brincava o título da reportagem.

LEIA TAMBÉM: Caixa Econômica Federal completa 70 anos em Santa Cruz; veja detalhes da inauguração

Nossa primeira sociedade foi a Schützengilde, confraria de atiradores e cavaleiros criada em 1865. Os cavalarianos treinavam na chácara do “senhor” Von Borowski (depois de Paul Ohland), na região do atual Bairro Avenida, e o tiro ao alvo era praticado nas terras de Henrich Filter, onde hoje fica a sede do Colégio Mauá. Logo depois nascem o Clube União, em 13 de abril de 1866, a Sociedade Ginástica (15 de setembro de 1893), a Sociedade Aliança (26 abril de 1896) e o Tênis Clube (9 de janeiro de 1910).

Publicidade

Em 1866, o Schützengilde criou a primeira cancha de bolão da cidade. Em 1868, ela uniu-se ao Clube União, que passou a chamar-se  Deutscher Club (Clube Alemão). Em 1872, nasceu a Deutscher Schützenverein Santa Cruz, que priorizou as competições de tiro na região que hoje constitui o Bairro Higienópolis.

Stech-Club: cavaleiros movimentavam a colônia em competições com lanças | Foto: Banco de Imagens/Gazeta do Sul

LEIA TAMBÉM: Flor trazida por Dona Leopoldina foi destaque na Gruta e sugerida como símbolo de Santa Cruz

Decorria o ano de 1886 quando o capitão Pedro Werlang, ex-combatente da Guerra do Paraguai, fundou a Sociedade de Atiradores da Picada Velha, com sede na casa comercial de Antônio Marx. A entidade adotou um uniforme diferenciado, mescla de traje militar e civil. Também introduziu exercícios (prática) de cavalaria e, pela primeira vez, os comandos eram transmitidos na língua portuguesa.

Publicidade

As maiores festas dessas entidades ocorriam nas datas de aniversário, com muita comida e bebida. As competições de tiro ao alvo e de cavalaria premiavam os melhores colocados com medalhas. Outra atração que não podia faltar era o Baile do Rei, com sorteio de prêmios.

LEIA MAIS TEXTOS DE ZÉ BOROWSKY

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.