Santa Cruz do Sul

Noite especial para homenagear a história centenária do Uniãozinho

Foi em 1º de julho de 1923 que um grupo de amigos resolveu criar um clube em Santa Cruz do Sul para proporcionar à comunidade negra um espaço para diversão e fomento das raízes afro-brasileiras por meio de atividades culturais, recreativas e esportivas.

Na noite do último sábado, 1º de julho de 2023, exatamente 100 anos depois, as famílias desses fundadores foram homenageadas pelo empenho para levantar e manter o Esporte Clube União, hoje chamado de Sociedade Cultural e Beneficente (SCB) União e popularmente conhecido como Uniãozinho.

A cerimônia na sede do clube, na Rua Júlio de Castilhos, 1.585, Bairro Goiás, foi conduzida pela atual presidente Marta Regina dos Santos Nunes. Segundo ela, o objetivo é marcar a data especial com um agradecimento a todos que ajudaram a manter viva a resistência do clube.

Publicidade

LEIA MAIS: Uniãozinho: 100 anos de um símbolo de resistência

“São cerca de 20 pessoas, entre filhos, netos e bisnetos desses fundadores, que receberam essa menção honrosa por terem marcado a história do União. Tivemos três momentos críticos, em que algumas pessoas se sobressaíram e evitaram que o clube fechasse. Por isso, queremos homenagear a todos”, comentou Marta Nunes.

Presente em grande parte da trajetória do União, Maria Vilma Nunes, de 81 anos, relembrou a história da família no clube. O tio dela, José Francisco Ferreira, integrou o Uniãozinho nos primeiros anos. “Já são quatro gerações da nossa família. É o único clube que tem 100 anos. Qualquer pessoa que formou outra escola saiu daqui, tudo começou no União”, disse a moradora do Bairro Schulz, orgulhosa.

Publicidade

LEIA MAIS: Um século de Uniãozinho

“Aqui me sinto em casa”, diz prefeita Helena

Presente no coquetel do centenário do Uniãozinho, a prefeita Helena Hermany comentou a relação que tem com o clube. “Há 50 anos eu moro neste bairro, e sempre convivemos com o União. Cada dia 1º de julho, às 6 horas da manhã, era um foguetório em virtude do aniversário. Essa história do clube se confunde com a nossa de vizinhos. Estou muito feliz de estar nessa comemoração, na condição de prefeita”, salientou.

Prefeita recebeu certificado de Marta Nunes e de Maria Vilma

Helena estava acompanhada do filho e vereador Henrique Hermany e do secretário municipal de Cultura, Marcelo Corá. “Lembro de quando faziam o bumba meu boi pelas ruas e alegravam os moradores da vizinhança. Essas pessoas me conhecem, convivem comigo, vão à minha residência. Aqui me sinto em casa. Desejo que o Uniãozinho tenha muitos anos de sucesso e parceria”, complementou a prefeita.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Espaço de lazer, cultura, arte e resistência em Santa Cruz

Ao final do evento, foi oferecido um coquetel. As comemorações pelo centenário do União seguem. No próximo sábado, na sede do clube, haverá um jantar-baile com apresentação da escola de samba e do intérprete Tom Barreto, além do show de Botequim da Confra seguido de DJ. Para o dia 25, que marca o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana, está programado, também na sede, o 6º Encontro Municipal de Mulheres Negras.

Os fundadores

João Antônio Lopes, Olmiro Bastos, José Garibaldi Filho, Francelino Garibaldi, Agenor Garibaldi e Manuel Flores

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.