Santa Cruz do Sul

Número de desabrigados no Parque da Oktoberfest cai para 63

Com a diminuição da intensidade das chuvas no Vale do Rio Pardo, o nível do Rio Pardinho está gradualmente baixando. Na altura do Bairro Várzea de Santa Cruz do Sul, o curso d’água já voltou ao seu leito e estava em 5,54 metros por volta das 8h20 desta sexta-feira, 20, segundo medição da Defesa Civil municipal. Assim, grande parte das famílias que havia precisado deixar suas casas entre terça e quarta-feira já está retornando aos seus lares, processo que se iniciou ainda na quinta-feira, 19.

No Pavilhão 3 do Parque da Oktoberfest, onde estava sendo fornecido abrigo às famílias, ainda havia 63 pessoas instaladas na manhã desta sexta – no momento mais crítico, o número havia chegado a 152. Já no ginásio da Escola Municipal José Leopoldo Rauber ainda estavam desabrigadas três famílias.

LEIA MAIS: “Queremos sair daqui”, diz morador que vive há 27 anos na Várzea

Publicidade

Os moradores que estão retornando às suas residências agora se empenharão na limpeza dos imóveis. Para isso, a Prefeitura reforça o pedido por doações de materiais de limpeza, como rodos, luvas, desinfetante e detergente, uma vez que esses itens estão zerados. Os donativos são recebidos no Centro de Eventos do Parque da Oktoberfest, de onde é feita a distribuição às famílias.

Ainda, equipes da Secretaria de Habitação participaram de vistorias no Bairro Margarida, onde conversaram com os moradores. A região também foi atingida pelos alagamentos na noite da última terça-feira.

LEIA MAIS: Defesa Civil coordena retorno gradual de moradores às suas casas

Publicidade

Animais precisam de reconhecimento

Enquanto o número de pessoas desabrigadas já caiu para menos da metade, ainda há uma centena de animais que foram resgatados e estão instalados provisoriamente no Pavilhão 2 – 93 cães e sete gatos. A Secretaria de Bem-Estar Animal reforça o pedido para que os tutores compareçam ao local e façam a identificação de seus animais, uma vez que a grande maioria não é de rua.

Entre as doações que estão sendo aceitas para os pets, estão cobertas, ração e produtos de limpeza, além de materiais de curativo, gaze e soro fisiológico para tratar ferimentos. Ainda, a pasta solicita que voluntários possam fazer a lavagem das cobertas que estão sendo utilizadas pelos animais.

Colaborou John Kaercher Machado

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.