Com a diminuição da intensidade das chuvas no Vale do Rio Pardo, o nível do Rio Pardinho está gradualmente baixando. Na altura do Bairro Várzea de Santa Cruz do Sul, o curso d’água já voltou ao seu leito e estava em 5,54 metros por volta das 8h20 desta sexta-feira, 20, segundo medição da Defesa Civil municipal. Assim, grande parte das famílias que havia precisado deixar suas casas entre terça e quarta-feira já está retornando aos seus lares, processo que se iniciou ainda na quinta-feira, 19.
No Pavilhão 3 do Parque da Oktoberfest, onde estava sendo fornecido abrigo às famílias, ainda havia 63 pessoas instaladas na manhã desta sexta – no momento mais crítico, o número havia chegado a 152. Já no ginásio da Escola Municipal José Leopoldo Rauber ainda estavam desabrigadas três famílias.
LEIA MAIS: “Queremos sair daqui”, diz morador que vive há 27 anos na Várzea
Publicidade
Os moradores que estão retornando às suas residências agora se empenharão na limpeza dos imóveis. Para isso, a Prefeitura reforça o pedido por doações de materiais de limpeza, como rodos, luvas, desinfetante e detergente, uma vez que esses itens estão zerados. Os donativos são recebidos no Centro de Eventos do Parque da Oktoberfest, de onde é feita a distribuição às famílias.
Ainda, equipes da Secretaria de Habitação participaram de vistorias no Bairro Margarida, onde conversaram com os moradores. A região também foi atingida pelos alagamentos na noite da última terça-feira.
LEIA MAIS: Defesa Civil coordena retorno gradual de moradores às suas casas
Publicidade
Enquanto o número de pessoas desabrigadas já caiu para menos da metade, ainda há uma centena de animais que foram resgatados e estão instalados provisoriamente no Pavilhão 2 – 93 cães e sete gatos. A Secretaria de Bem-Estar Animal reforça o pedido para que os tutores compareçam ao local e façam a identificação de seus animais, uma vez que a grande maioria não é de rua.
Entre as doações que estão sendo aceitas para os pets, estão cobertas, ração e produtos de limpeza, além de materiais de curativo, gaze e soro fisiológico para tratar ferimentos. Ainda, a pasta solicita que voluntários possam fazer a lavagem das cobertas que estão sendo utilizadas pelos animais.
Colaborou John Kaercher Machado
Publicidade
This website uses cookies.